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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora Progresso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Luz, Adriana Neves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Carlos Victor Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ebling, Elisabete Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Hildo Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Ivanete Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maria Sueleide Pereira De Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ligiane Oliveira Dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Rizoni Alves De | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sandra Moreno De Assis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Metelo, Sandra Helena Rocha Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Sidineia Maria De | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Vania Regina Do Prado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-06T14:10:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-06T14:10:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Relações étnico-raciais no contexto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130887 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com grande honra e responsabilidade que apresento este livro, Relações Étnico-Raciais no Contexto Educacional, uma obra que surge em um momento crucial para a reflexão sobre a sociedade brasileira e sua diversidade. A obra não apenas se insere no debate contemporâneo, mas também o expande e o aprofunda, oferecendo uma análise profunda e enriquecedora das complexas questões que envolvem as relações étnico-raciais no âmbito educacional. A educação, em sua essência, tem sido um dos principais pilares de transformação social, e, ao longo da história, sempre se constituiu como um reflexo, mas também como uma ferramenta de contestação e subversão das desigualdades estruturais que marcam a sociedade. No entanto, a superação das desigualdades educacionais, especialmente aquelas baseadas nas diferenças raciais, ainda representa um desafio enorme e um campo fértil para a reflexão crítica. Ao tratar da questão étnico-racial, esta obra não se limita a uma análise superficial ou puramente teórica. Ela se aprofunda nas origens e nas dinâmicas das relações entre as diferentes etnias presentes no Brasil, em especial entre negros e brancos, e examina como essas relações se refletem e se manifestam nas instituições educacionais, que desempenham um papel fundamental na formação das novas gerações. A educação, muitas vezes, é vista como o principal motor de ascensão social; contudo, ela não é neutra. As estruturas educacionais, como toda estrutura social, são marcadas pelas desigualdades históricas, sociais e raciais que permeiam a sociedade. Os autores, com um olhar atento e sensível às complexidades dessa questão, propõe um estudo que busca não só compreender as desigualdades raciais que perpassam o ambiente escolar, mas também oferecer soluções práticas e teóricas para enfrentá-las. A obra não se restringe à mera crítica, mas também oferece caminhos para a promoção de uma educação antirracista e inclusiva, que valorize e celebre a diversidade étnico-racial como um princípio fundamental da convivência social e do processo de aprendizagem. No Brasil, onde as questões raciais são historicamente marcadas por uma profunda exclusão social e econômica da população negra, especialmente no que tange ao acesso e à permanência na educação formal, torna-se imperativo que o campo educacional se envolva ativamente na promoção de um ensino que não apenas ressoe com os valores da igualdade, mas que, efetivamente, altere as estruturas que perpetuam a discriminação e o preconceito. O debate sobre as relações étnico-raciais no Brasil não pode ser dissociado da luta por justiça social, pela ampliação do acesso e pela promoção da equidade no processo educacional. A reflexão proposta neste livro é, portanto, um convite à reconsideração da função da educação na construção de um país mais justo e igualitário. A obra percorre as trilhas do conhecimento, do reconhecimento e da transformação, e é, sem dúvida, uma contribuição essencial para a formação de um pensamento crítico acerca das relações raciais em nossas escolas. O autor, com seu domínio da temática e sua abordagem rigorosa, nos leva a repensar práticas pedagógicas, políticas educacionais e o próprio conceito de educação, que deve ser pautado pela pluralidade cultural, pelo respeito às diferenças e pela promoção de um ambiente de aprendizagem que seja, de fato, inclusivo e acolhedor para todos. O conteúdo deste livro vai muito além das questões teóricas. Ele lança luz sobre as práticas e experiências vividas no cotidiano das escolas, analisando o papel fundamental dos educadores, dos estudantes e das políticas públicas na construção de um ambiente educacional verdadeiramente plural. Ao tratar das relações étnico-raciais nas escolas, o autor nos instiga a repensar a construção de um currículo que seja efetivamente representativo da diversidade étnica e cultural brasileira, indo contra o histórico apagamento das contribuições dos povos africanos e indígenas para a formação da nossa sociedade. Em um país em que as disparidades raciais são notórias e persistem como um desafio fundamental a ser superado, este livro é uma ferramenta imprescindível para todos aqueles que se dedicam à construção de uma educação verdadeiramente democrática e plural. Ele oferece não só uma análise teórica e histórica, mas também práticas pedagógicas e políticas que podem ser implementadas no cotidiano das escolas, desde o ensino infantil até o ensino superior, no intuito de fomentar uma educação que lute contra o racismo estrutural e promova a equidade no acesso e na permanência dos alunos no ambiente educacional. Por fim, convido o leitor a embarcar nesta leitura que, além de enriquecedora, é também transformadora. A abordagem reflexiva e a riqueza de informações que o autor nos oferece, com uma visão crítica, mas também propositiva, são valiosas ferramentas de combate ao racismo e à discriminação, e reforçam a necessidade urgente de uma educação que, em sua essência, seja emancipatória e libertadora para todos. Relações Étnico-Raciais no Contexto Educacional é, sem dúvida, uma obra de grande relevância para a academia, mas também para todos os educadores, formuladores de políticas públicas, gestores escolares e, sobretudo, para todos aqueles que acreditam que a educação tem o poder de promover um mundo mais justo e igualitário. Que esta leitura contribua para o fortalecimento das lutas por um Brasil mais inclusivo e, acima de tudo, mais consciente de sua diversidade e complexidade étnico-racial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1108 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade na educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Título: dc.title | Relações étnico-raciais no contexto educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Relações étnico-raciais no contexto educacional.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130887/2/Relações étnico-raciais no contexto educacional.pdfDownload |
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