Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Progresso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oenning, Sergio Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ligiane Oliveira dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-05T22:02:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-05T22:02:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Design de Interface Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130869 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em tempos nos quais o conhecimento e a informação se disseminam com uma rapidez vertiginosa, impulsionados pelos avanços contínuos da tecnologia digital, torna-se imperioso repensar as formas pelas quais os indivíduos interagem com os conteúdos educacionais. Nesse cenário, o design de interface educacional emerge não apenas como uma área técnica ou estética, mas como um campo interdisciplinar, cuja importância transcende a funcionalidade e se estabelece como pilar fundamental na promoção de experiências de aprendizagem significativas, acessíveis e eficazes. Esta obra, "Design de Interface Educacional", nasce da convergência entre os saberes do design, da pedagogia, da psicologia cognitiva e das tecnologias da informação, com o propósito de oferecer ao leitor uma compreensão aprofundada sobre como as interfaces digitais podem — e devem — ser concebidas para favorecer processos de ensino e aprendizagem em ambientes mediados por tecnologia. Trata-se de um trabalho que assume o compromisso com a qualidade educacional, a inclusão digital e a usabilidade como fundamentos éticos e metodológicos para a construção de sistemas interativos voltados à educação. Ao longo das páginas que se seguem, o leitor será conduzido por uma reflexão crítica e ao mesmo tempo pragmática sobre os diversos aspectos que compõem o design de uma interface educacional: desde os princípios do design centrado no usuário até as diretrizes de acessibilidade, navegabilidade, arquitetura da informação, legibilidade, responsividade e estética funcional. O livro não se limita à exposição teórica; ele articula conceitos com exemplos práticos, estudos de caso, modelos de avaliação e sugestões metodológicas que visam instrumentalizar o profissional — seja ele designer, educador, desenvolvedor ou pesquisador — no exercício consciente e qualificado de sua atuação. É oportuno destacar que esta obra não enxerga a interface como mero meio ou suporte tecnológico, mas como um agente pedagógico, um elo simbiótico entre o sujeito que aprende e o conteúdo que se pretende ensinar. Nessa perspectiva, o design da interface educacional deve estar atento às especificidades do público-alvo, aos objetivos de aprendizagem, às limitações cognitivas e físicas dos usuários, bem como às tendências culturais e tecnológicas que permeiam o ato de aprender no século XXI. Outro mérito deste livro reside em sua abordagem crítica diante das soluções tecnológicas que, muitas vezes, são concebidas sem considerar o contexto educacional em sua complexidade. A autora (ou autor), com notável rigor acadêmico e sensibilidade prática, convoca o leitor à reflexão sobre a responsabilidade social do design e sobre os riscos da padronização e da reprodução acrítica de modelos prontos, que desconsideram as singularidades dos sujeitos e dos ambientes educacionais. Ademais, a obra apresenta uma contribuição inestimável ao discutir o papel da inclusão digital, da acessibilidade universal e do design para todos na construção de interfaces que respeitem e acolham a diversidade. Em um mundo marcado por profundas desigualdades, pensar interfaces educacionais que contemplem diferentes perfis, necessidades e realidades é não apenas um imperativo ético, mas uma condição para a efetivação do direito à educação em sua plenitude. Portanto, este livro que ora o leitor tem em mãos representa mais do que um tratado técnico ou uma coletânea de boas práticas. Ele constitui-se como um convite à reflexão crítica, à inovação responsável e ao compromisso com uma educação mais humana, equitativa e significativa. Ao propor uma abordagem integrada e holística do design de interfaces educacionais, a obra contribui para a formação de profissionais conscientes de seu papel como mediadores do conhecimento e construtores de experiências transformadoras. Desejamos, ao leitor atento e curioso, uma leitura profícua, inspiradora e provocadora. Esperamos que este livro possa ser, ao mesmo tempo, fonte de conhecimento, instrumento de trabalho e catalisador de mudanças positivas nos ambientes educacionais que se propõe a transformar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 690 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática - Métodos de ensino instrução e estudo | pt_BR |
Título: dc.title | Design de Interface Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Design de Interface Educacional.pdf | 689,99 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130869/2/Design de Interface Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons