PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: INTERAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES DESPLUGADAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo - UPFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPalavicini, Sara Provin-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano Tonezer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-05T20:09:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-05T20:09:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-31-
identificador: dc.identifier.otherproduto_educacional_sarapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130867-
Resumo: dc.description.abstractA proposta em trabalhar com o Pensamento Computacional (PC) articulado com a resolução de problemas envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro (SMB) no 4º ano do Ensino Fundamental, se deve ao fato de que diversos elementos do PC estão presentes nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Estudos apontam que propostas estruturadas em uma didática-metodológica baseada nas cinco dimensões do construcionismo (Sintática, Sintônica, Pragmática, Semântica, Social), podem apontar indícios de que a conexão entre ambas, favorece a aprendizagem de objetos do conhecimento da Matemática (Castro, et al. 2023). Utilizar materiais desplugados, ou seja, sem o uso de dispositivos tecnológicos ligados ou não a internet, desperta as primeiras noções de uso consciente da tecnologia além de ampliar as estruturas cognitivas relacionadas à resolução de problemas dos aprendizes. Neste sentido, o presente Produto Educacional (PE) foi desenvolvido com foco na utilização por alunos, sob a mediação do professor. É resultante da Tese de Doutorado Profissional intitulada como “O Pensamento Computacional integrado nos processos de ensino do Sistema Monetário Brasileiro: desafios e possibilidades de implementação no 4º ano do Ensino Fundamental”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF). É importante destacar que a linguagem do texto está adequada ao contexto do aluno, que estará sob mediação do professor. Além disso, também encontra-se disponível nos Apêndices uma proposta de atividade sobre coordenadas monetárias, uma tabela para o controle de caixa, um modelo de recibo para as contribuições em dinheiro do cofrinho da turma, um modelo informativo para prestação de contas, um aviso informativo para os pais e responsáveis dos estudantes sobre a realização das atividades e um encarte com a imagem de alguns produtos e seus respectivos valores para simular os problemas de compra e venda pelos estudantes. A primeira etapa composta por um encontro, refere-se à introdução de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades do PC, dando ênfase nos algoritmos, situações problemas relacionadas à decomposição e ao reconhecimento de padrões a partir de atividades desplugadas. Na segunda etapa, estruturada em 2 encontros, será dada ênfase na representação dos algoritmos. Nesse sentido, nas atividades serão utilizados blocos de programação desplugada e um encarte de produtos para simular a representação de compra e venda de produtos. Na terceira e última etapa, composta por 2 encontros, a proposta será colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores por meio de uma atividade prática, a ida ao Supermercado. Nos Apêndices, constam todas as orientações direcionadas ao professor quanto à funcionalidade dos blocos de programação desplugada, assim como sugestões práticas para desenvolver as atividades propostas, além dos materiais desplugados para recorte, blocos de programação e os materiais para a “Pescaria monetária”. Convidamos você professor a executar a sequência de atividades aqui apresentada de forma integral, ou ainda, adaptá-las ao seu contexto pedagógico. Aos que desejam conhecer nossa experiência e os resultados obtidos na pesquisa, acessando a tese vinculada a este material. Por fim, mencionamos este PE é de livre acesso foi homologado junto ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática1, do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), da Universidade de Passo Fundo (UPF).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSituações problemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistema Monetário Brasileiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades desplugadaspt_BR
Título: dc.titlePENSAMENTO COMPUTACIONAL E A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: INTERAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES DESPLUGADASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
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