Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo - UPF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Palavicini, Sara Provin | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-05T20:09:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-05T20:09:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto_educacional_sara | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130867 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta em trabalhar com o Pensamento Computacional (PC) articulado com a resolução de problemas envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro (SMB) no 4º ano do Ensino Fundamental, se deve ao fato de que diversos elementos do PC estão presentes nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Estudos apontam que propostas estruturadas em uma didática-metodológica baseada nas cinco dimensões do construcionismo (Sintática, Sintônica, Pragmática, Semântica, Social), podem apontar indícios de que a conexão entre ambas, favorece a aprendizagem de objetos do conhecimento da Matemática (Castro, et al. 2023). Utilizar materiais desplugados, ou seja, sem o uso de dispositivos tecnológicos ligados ou não a internet, desperta as primeiras noções de uso consciente da tecnologia além de ampliar as estruturas cognitivas relacionadas à resolução de problemas dos aprendizes. Neste sentido, o presente Produto Educacional (PE) foi desenvolvido com foco na utilização por alunos, sob a mediação do professor. É resultante da Tese de Doutorado Profissional intitulada como “O Pensamento Computacional integrado nos processos de ensino do Sistema Monetário Brasileiro: desafios e possibilidades de implementação no 4º ano do Ensino Fundamental”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF). É importante destacar que a linguagem do texto está adequada ao contexto do aluno, que estará sob mediação do professor. Além disso, também encontra-se disponível nos Apêndices uma proposta de atividade sobre coordenadas monetárias, uma tabela para o controle de caixa, um modelo de recibo para as contribuições em dinheiro do cofrinho da turma, um modelo informativo para prestação de contas, um aviso informativo para os pais e responsáveis dos estudantes sobre a realização das atividades e um encarte com a imagem de alguns produtos e seus respectivos valores para simular os problemas de compra e venda pelos estudantes. A primeira etapa composta por um encontro, refere-se à introdução de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades do PC, dando ênfase nos algoritmos, situações problemas relacionadas à decomposição e ao reconhecimento de padrões a partir de atividades desplugadas. Na segunda etapa, estruturada em 2 encontros, será dada ênfase na representação dos algoritmos. Nesse sentido, nas atividades serão utilizados blocos de programação desplugada e um encarte de produtos para simular a representação de compra e venda de produtos. Na terceira e última etapa, composta por 2 encontros, a proposta será colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores por meio de uma atividade prática, a ida ao Supermercado. Nos Apêndices, constam todas as orientações direcionadas ao professor quanto à funcionalidade dos blocos de programação desplugada, assim como sugestões práticas para desenvolver as atividades propostas, além dos materiais desplugados para recorte, blocos de programação e os materiais para a “Pescaria monetária”. Convidamos você professor a executar a sequência de atividades aqui apresentada de forma integral, ou ainda, adaptá-las ao seu contexto pedagógico. Aos que desejam conhecer nossa experiência e os resultados obtidos na pesquisa, acessando a tese vinculada a este material. Por fim, mencionamos este PE é de livre acesso foi homologado junto ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática1, do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), da Universidade de Passo Fundo (UPF). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,32 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Situações problema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema Monetário Brasileiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades desplugadas | pt_BR |
Título: dc.title | PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: INTERAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES DESPLUGADAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_educacional_sara.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130867/2/produto_educacional_sara.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons