
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, SILVANA MARIA APARECIDA VIANA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-05T17:05:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-05T17:05:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ESCOLA DO FUTURO_PRÁTICAS INOVADORAS PARA UMA EDUCAÇÃO CONECTADA E INCLUSIVA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130843 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Vivemos uma era em que o conhecimento é construído de forma dinâmica, colaborativa e em constante transformação. A escola, enquanto espaço de formação integral, precisa acompanhar as mudanças que ocorrem dentro e fora da sala de aula, incorporando práticas inovadoras, tecnologias digitais e metodologias que respeitem as múltiplas formas de aprender. Este livro, intitulado “Escola do Futuro: Práticas Inovadoras para uma Educação Conectada e Inclusiva”, surge como uma contribuição concreta nesse processo de reflexão e ação sobre os rumos da educação contemporânea. Logo no primeiro capítulo, somos convidados a pensar sobre as metodologias ativas e a inclusão, refletindo sobre estratégias que promovam o protagonismo dos estudantes e garantam o direito à aprendizagem a todos, respeitando as singularidades. Essa abordagem se conecta com o segundo capítulo, que trata da convivência, linguagem e identidade digital no ambiente escolar, tema urgente em tempos em que os jovens transitam entre o real e o virtual, construindo suas relações e subjetividades também nas redes. Na sequência, o livro explora como a influência dos games e das redes sociais impacta a cognição dos estudantes, mostrando como essas ferramentas, se bem orientadas, podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. O quarto capítulo aprofunda a discussão sobre a gestão das escolas públicas de ensino médio em tempo integral, abordando desafios e estratégias para tornar a jornada ampliada mais significativa. As atividades extracurriculares ganham destaque no quinto capítulo como elementos complementares que ampliam as experiências educacionais dos estudantes, fortalecendo o vínculo com a escola. Na mesma linha, o capítulo seguinte propõe o uso de calculadoras gráficas e softwares matemáticos, evidenciando o papel da tecnologia como facilitadora da aprendizagem em áreas específicas do conhecimento. O capítulo 7, intitulado “Transformando a Educação”, sintetiza as discussões até aqui e lança um olhar sobre o que significa inovar na prática pedagógica. Em seguida, o oitavo capítulo destaca o papel da tecnologia em sala de aula, não como um fim em si mesma, mas como um meio para promover engajamento, colaboração e pensamento crítico. A geração digital e os impactos na aprendizagem escolar são o foco do nono capítulo, evidenciando como os nativos digitais trazem novos modos de interação e exigem novas formas de ensinar. Já o capítulo 10 aborda a tecnologia na formação de professores, discutindo a importância de capacitações continuadas para que os docentes se sintam seguros ao integrar recursos digitais em suas práticas. No capítulo 11, o debate se aprofunda sobre a qualidade educacional e a cultura avaliativa, refletindo sobre os limites entre o ideal e o possível no contexto das escolas brasileiras. A educação conectada, tema do capítulo 12, mostra como a interconexão entre pessoas, ideias e ferramentas pode criar redes de aprendizagem potentes e transformadoras. No capítulo 13, exploramos o papel das plataformas digitais no ensino, com seus benefícios e desafios, enquanto o capítulo seguinte trata das práticas e desafios do pensamento computacional, competência cada vez mais necessária na formação de estudantes críticos e criativos. Os capítulos 15 e 16 trazem, respectivamente, as temáticas da tecnologia como linguagem — mostrando como a linguagem digital também comunica, expressa e constrói conhecimento — e do professor ativo, sujeito essencial nesse novo cenário, que deixa de ser mero transmissor para se tornar mediador e curador do conhecimento. Fechando o livro, temos três capítulos que revelam a riqueza da pluralidade de experiências entre os autores: Metodologias Ativas na Educação, de Susana; Mão na Massa, de Simone, com foco na aprendizagem prática; e Pontos Fortes e Fracos em Escolas Públicas, de Vera, que analisa a realidade escolar sob uma perspectiva crítica e construtiva. Por fim, Robson encerra com o capítulo Metodologias Ativas na Educação, reforçando a centralidade da participação e da autoria no processo de ensinar e aprender. Este e-book é, portanto, um convite à ação. Uma jornada coletiva de reflexão, inspiração e transformação da prática educativa. Esperamos que cada capítulo desperte em você, educador(a), estudante ou gestor(a), a vontade de inovar e de construir, desde já, a escola do futuro — uma escola verdadeiramente conectada, inclusiva e transformadora. Prepare-se para uma jornada de descobertas, reflexões embasadas em dados e evidências, e, acima de tudo, para um convite à construção de uma educação mais inclusiva, tecnologicamente integrada e verdadeiramente empoderadora. "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." Paulo Freire. Boa leitura! | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3515 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
| Título: dc.title | ESCOLA DO FUTURO: PRÁTICAS INOVADORAS PARA UMA EDUCAÇÃO CONECTADA E INCLUSIVA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons