ESCOLA DO FUTURO: PRÁTICAS INOVADORAS PARA UMA EDUCAÇÃO CONECTADA E INCLUSIVA

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Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, SILVANA MARIA APARECIDA VIANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-05T17:05:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-05T17:05:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-05-
identificador: dc.identifier.otherESCOLA DO FUTURO_PRÁTICAS INOVADORAS PARA UMA EDUCAÇÃO CONECTADA E INCLUSIVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130843-
Resumo: dc.description.abstractVivemos uma era em que o conhecimento é construído de forma dinâmica, colaborativa e em constante transformação. A escola, enquanto espaço de formação integral, precisa acompanhar as mudanças que ocorrem dentro e fora da sala de aula, incorporando práticas inovadoras, tecnologias digitais e metodologias que respeitem as múltiplas formas de aprender. Este livro, intitulado “Escola do Futuro: Práticas Inovadoras para uma Educação Conectada e Inclusiva”, surge como uma contribuição concreta nesse processo de reflexão e ação sobre os rumos da educação contemporânea. Logo no primeiro capítulo, somos convidados a pensar sobre as metodologias ativas e a inclusão, refletindo sobre estratégias que promovam o protagonismo dos estudantes e garantam o direito à aprendizagem a todos, respeitando as singularidades. Essa abordagem se conecta com o segundo capítulo, que trata da convivência, linguagem e identidade digital no ambiente escolar, tema urgente em tempos em que os jovens transitam entre o real e o virtual, construindo suas relações e subjetividades também nas redes. Na sequência, o livro explora como a influência dos games e das redes sociais impacta a cognição dos estudantes, mostrando como essas ferramentas, se bem orientadas, podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. O quarto capítulo aprofunda a discussão sobre a gestão das escolas públicas de ensino médio em tempo integral, abordando desafios e estratégias para tornar a jornada ampliada mais significativa. As atividades extracurriculares ganham destaque no quinto capítulo como elementos complementares que ampliam as experiências educacionais dos estudantes, fortalecendo o vínculo com a escola. Na mesma linha, o capítulo seguinte propõe o uso de calculadoras gráficas e softwares matemáticos, evidenciando o papel da tecnologia como facilitadora da aprendizagem em áreas específicas do conhecimento. O capítulo 7, intitulado “Transformando a Educação”, sintetiza as discussões até aqui e lança um olhar sobre o que significa inovar na prática pedagógica. Em seguida, o oitavo capítulo destaca o papel da tecnologia em sala de aula, não como um fim em si mesma, mas como um meio para promover engajamento, colaboração e pensamento crítico. A geração digital e os impactos na aprendizagem escolar são o foco do nono capítulo, evidenciando como os nativos digitais trazem novos modos de interação e exigem novas formas de ensinar. Já o capítulo 10 aborda a tecnologia na formação de professores, discutindo a importância de capacitações continuadas para que os docentes se sintam seguros ao integrar recursos digitais em suas práticas. No capítulo 11, o debate se aprofunda sobre a qualidade educacional e a cultura avaliativa, refletindo sobre os limites entre o ideal e o possível no contexto das escolas brasileiras. A educação conectada, tema do capítulo 12, mostra como a interconexão entre pessoas, ideias e ferramentas pode criar redes de aprendizagem potentes e transformadoras. No capítulo 13, exploramos o papel das plataformas digitais no ensino, com seus benefícios e desafios, enquanto o capítulo seguinte trata das práticas e desafios do pensamento computacional, competência cada vez mais necessária na formação de estudantes críticos e criativos. Os capítulos 15 e 16 trazem, respectivamente, as temáticas da tecnologia como linguagem — mostrando como a linguagem digital também comunica, expressa e constrói conhecimento — e do professor ativo, sujeito essencial nesse novo cenário, que deixa de ser mero transmissor para se tornar mediador e curador do conhecimento. Fechando o livro, temos três capítulos que revelam a riqueza da pluralidade de experiências entre os autores: Metodologias Ativas na Educação, de Susana; Mão na Massa, de Simone, com foco na aprendizagem prática; e Pontos Fortes e Fracos em Escolas Públicas, de Vera, que analisa a realidade escolar sob uma perspectiva crítica e construtiva. Por fim, Robson encerra com o capítulo Metodologias Ativas na Educação, reforçando a centralidade da participação e da autoria no processo de ensinar e aprender. Este e-book é, portanto, um convite à ação. Uma jornada coletiva de reflexão, inspiração e transformação da prática educativa. Esperamos que cada capítulo desperte em você, educador(a), estudante ou gestor(a), a vontade de inovar e de construir, desde já, a escola do futuro — uma escola verdadeiramente conectada, inclusiva e transformadora. Prepare-se para uma jornada de descobertas, reflexões embasadas em dados e evidências, e, acima de tudo, para um convite à construção de uma educação mais inclusiva, tecnologicamente integrada e verdadeiramente empoderadora. "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." Paulo Freire. Boa leitura!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3515 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleESCOLA DO FUTURO: PRÁTICAS INOVADORAS PARA UMA EDUCAÇÃO CONECTADA E INCLUSIVApt_BR
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