Gestão Escolar, Formação Continuada e a Constituição da Identidade Profissional I e II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Jesus Andrade Mendonça, Ademia-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira Teixeira, Antonia-
Autor(es): dc.contributor.authorMorais Silva, Ana Rita-
Autor(es): dc.contributor.authordas Chagas Silva e Silva, Francisca-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva dos Santos Queiroz, Indalva-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta dos Reis, Mirian-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo Pinheiro, Rosilange-
Autor(es): dc.contributor.authorRosa da Silva, Zilha-
Autor(es): dc.contributor.authorVilanir de Souza, Francisca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-05T11:42:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-05T11:42:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1339-
identificador: dc.identifier.otherQualidade Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130829-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo propõe uma reflexão ampliada sobre a avaliação de espaços educativos sob a ótica institucional, considerando seus fundamentos teóricos, tendências metodológicas e implicações práticas para a qualidade da educação. Parte-se da concepção de que a avaliação vai além da mensuração de resultados acadêmicos, envolvendo dimensões físicas, organizacionais, administrativas e pedagógicas. São discutidos os parâmetros, critérios e indicadores que compõem os processos avaliativos, com destaque para a articulação entre autoavaliação e avaliação externa. A partir de revisão bibliográfica e análise documental, o estudo evidencia que a avaliação institucional, quando compreendida como um processo formativo, participativo e dialógico, pode impulsionar a transformação das práticas escolares e contribuir significativamente para a equidade e a excelência educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent354 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQualidade Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInfraestruturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestãopt_BR
Título: dc.titleGestão Escolar, Formação Continuada e a Constituição da Identidade Profissional I e IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons