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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Angélica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Messias, Claudia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-05T12:29:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-05T12:29:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Consulta coletiva em amamentação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130825 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Objetivo Geral: Promover um espaço de cuidado, acolhimento e troca de saberes entre gestantes, nutrizes, suas redes de apoio e profissionais de saúde, com foco na promoção, proteção e apoio a amamentação, por meio de consultas coletivas regulares e integradas à rotina da unidade. Público-alvo: Gestantes atendidas pela unidade de saúde; Nutrizes (pessoas em fase de amamentação); Rede de apoio (companheiros/as, avós, familiares, cuidadores); Profissionais da saúde da Atenção Primária Formato da Consulta Coletiva: Periodicidade: Quinzenal (ou conforme realidade da unidade) Duração média: 1h30 à 2h Equipe envolvida: Profissionais das equipes de saúde da família Etapas da atividade: 1ª etapa- Acolhida e roda de conversa (momento coletivo); Início com apresentação e ambientação; Roda de conversa com escuta qualificada e compartilhamento de vivências, dúvidas e percepções sobre a amamentação; Espaço dialógico onde saberes populares e técnicos se encontram; Conduzido com base na metodologia Freiriana de educação dialógica e participativa; Aferição de Pressão arterial, medidas antropométricas; 2ª Etapa: Atendimento individualizado (momento clínico): Após o momento coletivo, a usuária poderá ser acolhida por sua equipe de referência, para consulta individualizada, caso tenha sido observado alguma necessidade especifica; Será realizada a avaliação da mamada e orientação individual conforme suas necessidades. Espaço para esclarecimento de dúvidas específicas e identificação de demandas de cuidado. Fundamentação Teórica: A presente proposta fundamenta-se nos pressupostos da Educação Permanente em saúde (2018), pedagogia crítica de Paulo Freire (2022) e na concepção de “trabalho vivo em saúde” de Emerson Merhy (2014), compreendendo a consulta coletiva como um espaço privilegiado para a construção compartilhada do cuidado. Nessa perspectiva, o encontro entre profissionais e usuárias é concebido como um processo dialógico, em que o saber é produzido de forma horizontal, a partir das vivências e necessidades concretas das participantes, rompendo com a lógica verticalizada de transmissão de conhecimento. Evidências apontam que intervenções educativas pautadas nessa abordagem participativa apresentam resultados expressivos. De acordo com Oliveira et al. (2016), a aplicação de estratégias educativas voltadas para gestantes promoveu ampliação significativa do conhecimento sobre o aleitamento materno exclusivo, refletindo-se em condutas mais adequadas quanto à posição do bebê durante a mamada e à duração da sucção. Tais aprimoramentos repercutem positivamente na efetividade da amamentação e contribuem para a redução das taxas de mortalidade infantil, reforçando a relevância da educação em saúde como componente essencial da atenção materno-infantil. Resultados Esperados: Fortalecimento das práticas de amamentação. Ampliação da autonomia e protagonismo de quem amamenta. Fortalecimento do vínculo entre equipe e usuários. Desenvolvimento de ações de educação permanente para os profissionais. Potencial de Replicabilidade: Este modelo pode ser adaptado conforme as características de cada território e da equipe de saúde. Para isso, recomenda-se: Inserção da atividade na agenda mensal da unidade. Mobilização das usuárias por meio dos Agentes Comunitários de Saúde. Sensibilização e formação da equipe para atuação com abordagem centrada na escuta e no diálogo. Registro das atividades e monitoramento das demandas identificadas nas rodas. 1. Etapas de Implantação na Unidade de Saúde 1.1. Sensibilização da Equipe Realizar uma reunião com todos os profissionais da unidade para apresentar a proposta. Discutir a importância da consulta coletiva como espaço de cuidado, vínculo e educação permanente. Compartilhar os fundamentos teóricos: Paulo Freire (educação dialógica) e Emerson Merhy (trabalho vivo em saúde). 1.2. Definição da Logística Escolher um dia fixo Garantir espaço físico adequado Organizar materiais de apoio: fichas, equipamentos para avaliação clínica e folders educativos. 1.3. Planejamento Intersetorial Integrar equipes de saúde da família, consultores de aleitamento, Equipe Emulti e agentes comunitários. Convidar representantes da rede de apoio (ex: grupos de mulheres, creches, CRAS). 2. Desenvolvimento da Consulta Coletiva Etapa 1 – Acolhida e Roda de Conversa Duração: 30 a 40 minutos Facilitador: profissional de referência (enfermeiro, médico, assistente social, dentista..) Técnico de enfermagem: Aferição de pressão arterial e medidas antropométricas Agente comunitário: organização do espaço e preenchimento dos dados dos participantes; Metodologia: Roda de conversa; Debates; Gamificação.... Etapa 2 – Atendimento Individualizado Duração: 15–20 minutos por nutriz; Profissional: equipe de referência; Atividades: Avaliação da mamada; escuta das demandas individuais; anotações no prontuário da nutriz e bebê. Ferramenta: Fluxograma da amamentação. 3. Encerramento e Encaminhamentos Agradecimento coletivo; Convite para a próxima consulta coletiva; Encaminhamentos. 4. Estratégias de Convocação dos participantes Convites em consultas de pré-natal e puericultura; Divulgação nas redes sociais da unidade; Mobilização pelos ACS durante visitas domiciliares; Cartazes na Unidade de Saúde. 5. Avaliação e Monitoramento Roda de conversa entre profissionais após cada encontro (reflexão crítica); Registro das demandas mais frequentes; Elaboração de relatório mensal; Espaço para que os profissionais troquem saberes e construam ações futuras. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Consulta Coletiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Amamentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primaria | pt_BR |
Título: dc.title | – MODELO DE CONSULTA COLETIVA: ENCONTROS QUE CUIDAM – SABERES VIVOS EM AMAMENTAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional no Ensino na Saúde | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produtos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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MODELO DE CONSULTA COLETIVA.pdf | 185.56 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130825/2/MODELO DE CONSULTA COLETIVA.pdfDownload |
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