– MODELO DE CONSULTA COLETIVA: ENCONTROS QUE CUIDAM – SABERES VIVOS EM AMAMENTAÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Angélica-
Autor(es): dc.contributor.authorMessias, Claudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-05T12:29:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-05T12:29:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-03-
identificador: dc.identifier.otherConsulta coletiva em amamentaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130825-
Resumo: dc.description.abstractObjetivo Geral: Promover um espaço de cuidado, acolhimento e troca de saberes entre gestantes, nutrizes, suas redes de apoio e profissionais de saúde, com foco na promoção, proteção e apoio a amamentação, por meio de consultas coletivas regulares e integradas à rotina da unidade. Público-alvo: Gestantes atendidas pela unidade de saúde; Nutrizes (pessoas em fase de amamentação); Rede de apoio (companheiros/as, avós, familiares, cuidadores); Profissionais da saúde da Atenção Primária Formato da Consulta Coletiva:  Periodicidade: Quinzenal (ou conforme realidade da unidade)  Duração média: 1h30 à 2h  Equipe envolvida: Profissionais das equipes de saúde da família Etapas da atividade: 1ª etapa- Acolhida e roda de conversa (momento coletivo);  Início com apresentação e ambientação;  Roda de conversa com escuta qualificada e compartilhamento de vivências, dúvidas e percepções sobre a amamentação;  Espaço dialógico onde saberes populares e técnicos se encontram;  Conduzido com base na metodologia Freiriana de educação dialógica e participativa;  Aferição de Pressão arterial, medidas antropométricas; 2ª Etapa: Atendimento individualizado (momento clínico):  Após o momento coletivo, a usuária poderá ser acolhida por sua equipe de referência, para consulta individualizada, caso tenha sido observado alguma necessidade especifica;  Será realizada a avaliação da mamada e orientação individual conforme suas necessidades.  Espaço para esclarecimento de dúvidas específicas e identificação de demandas de cuidado. Fundamentação Teórica: A presente proposta fundamenta-se nos pressupostos da Educação Permanente em saúde (2018), pedagogia crítica de Paulo Freire (2022) e na concepção de “trabalho vivo em saúde” de Emerson Merhy (2014), compreendendo a consulta coletiva como um espaço privilegiado para a construção compartilhada do cuidado. Nessa perspectiva, o encontro entre profissionais e usuárias é concebido como um processo dialógico, em que o saber é produzido de forma horizontal, a partir das vivências e necessidades concretas das participantes, rompendo com a lógica verticalizada de transmissão de conhecimento. Evidências apontam que intervenções educativas pautadas nessa abordagem participativa apresentam resultados expressivos. De acordo com Oliveira et al. (2016), a aplicação de estratégias educativas voltadas para gestantes promoveu ampliação significativa do conhecimento sobre o aleitamento materno exclusivo, refletindo-se em condutas mais adequadas quanto à posição do bebê durante a mamada e à duração da sucção. Tais aprimoramentos repercutem positivamente na efetividade da amamentação e contribuem para a redução das taxas de mortalidade infantil, reforçando a relevância da educação em saúde como componente essencial da atenção materno-infantil. Resultados Esperados:  Fortalecimento das práticas de amamentação.  Ampliação da autonomia e protagonismo de quem amamenta.  Fortalecimento do vínculo entre equipe e usuários.  Desenvolvimento de ações de educação permanente para os profissionais. Potencial de Replicabilidade:  Este modelo pode ser adaptado conforme as características de cada território e da equipe de saúde. Para isso, recomenda-se:  Inserção da atividade na agenda mensal da unidade.  Mobilização das usuárias por meio dos Agentes Comunitários de Saúde.  Sensibilização e formação da equipe para atuação com abordagem centrada na escuta e no diálogo.  Registro das atividades e monitoramento das demandas identificadas nas rodas. 1. Etapas de Implantação na Unidade de Saúde 1.1. Sensibilização da Equipe  Realizar uma reunião com todos os profissionais da unidade para apresentar a proposta.  Discutir a importância da consulta coletiva como espaço de cuidado, vínculo e educação permanente.  Compartilhar os fundamentos teóricos: Paulo Freire (educação dialógica) e Emerson Merhy (trabalho vivo em saúde). 1.2. Definição da Logística  Escolher um dia fixo  Garantir espaço físico adequado  Organizar materiais de apoio: fichas, equipamentos para avaliação clínica e folders educativos. 1.3. Planejamento Intersetorial  Integrar equipes de saúde da família, consultores de aleitamento, Equipe Emulti e agentes comunitários.  Convidar representantes da rede de apoio (ex: grupos de mulheres, creches, CRAS). 2. Desenvolvimento da Consulta Coletiva Etapa 1 – Acolhida e Roda de Conversa  Duração: 30 a 40 minutos  Facilitador: profissional de referência (enfermeiro, médico, assistente social, dentista..)  Técnico de enfermagem: Aferição de pressão arterial e medidas antropométricas  Agente comunitário: organização do espaço e preenchimento dos dados dos participantes;  Metodologia: Roda de conversa; Debates; Gamificação.... Etapa 2 – Atendimento Individualizado  Duração: 15–20 minutos por nutriz;  Profissional: equipe de referência;  Atividades: Avaliação da mamada; escuta das demandas individuais; anotações no prontuário da nutriz e bebê.  Ferramenta: Fluxograma da amamentação. 3. Encerramento e Encaminhamentos  Agradecimento coletivo;  Convite para a próxima consulta coletiva;  Encaminhamentos. 4. Estratégias de Convocação dos participantes  Convites em consultas de pré-natal e puericultura;  Divulgação nas redes sociais da unidade;  Mobilização pelos ACS durante visitas domiciliares;  Cartazes na Unidade de Saúde. 5. Avaliação e Monitoramento  Roda de conversa entre profissionais após cada encontro (reflexão crítica);  Registro das demandas mais frequentes;  Elaboração de relatório mensal;  Espaço para que os profissionais troquem saberes e construam ações futuras.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConsulta Coletivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmamentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtenção Primariapt_BR
Título: dc.title– MODELO DE CONSULTA COLETIVA: ENCONTROS QUE CUIDAM – SABERES VIVOS EM AMAMENTAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional no Ensino na Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdutospt_BR
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