INTERAÇÕES ENTRE TRABALHO E EMANCIPAÇÃO HUMANA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA BAHIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Baianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMEICHOEIRO BARROS, ELISANGELA-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA OLIVEIRA, MARCELO-
Autor(es): dc.contributor.authorDE OLIVEIRA, PATRÍCIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-04T14:29:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-04T14:29:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-
identificador: dc.identifier.otherO objetivo geral dessa pesquisa consistiu em analisar as interações entre trabalho e emancipação humana a partir do currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública estadual da Bahia, inserindo-se em um contexto de profundas transformações sociais e demandas por uma educação integral e crítica. Fundamentada em uma perspectiva teórico-metodológica pautada pelo materialismo histórico-dialético, a pesquisa dialoga com autores como Karl Marx (1988) e Paulo Freire (2006;2011). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo a análise crítica de documentos curriculares. A pesquisa analisou os documentos da EPT no estado da Bahia, com maior inclinação para a análise do DCRB de 2022 e da matriz curricular da EPT do curso de Administração. Para análise desses dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin (2016, p. 48), que permitiu a interpretação das informações de maneira criteriosa e objetiva. Os resultados demonstraram que, embora o currículo contenha elementos que apontam para uma formação integral, persistem desafios significativos na efetivação de práticas que promovam a emancipação dos educandos. Foi constatada a importância de uma formação continuada dos docentes e de uma reconfiguração das diretrizes curriculares para superar a rigidez dos métodos tradicionais, articulando teoria e prática de forma crítica e transformadora. Essa abordagem também permitiu compreender as limitações dos modelos tradicionais e a necessidade de estratégias inovadoras que dialoguem com a realidade dos estudantes e das comunidades atendidas. O produto educacional elaborado foi uma cartilha digital, direcionado à orientação docente, trazendo reflexões quanto as novas exigências formativas para os(as) estudantes em uma perspectiva emancipatória, ampliando o protagonismo e a criticidade. Em síntese, a pesquisa concluiu que a renovação dos processos pedagógicos é indispensável para que a Educação Profissional e Tecnológica se consolide como um instrumento de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130811-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo geral dessa pesquisa consistiu em analisar as interações entre trabalho e emancipação humana a partir do currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública estadual da Bahia, inserindo-se em um contexto de profundas transformações sociais e demandas por uma educação integral e crítica. Fundamentada em uma perspectiva teórico-metodológica pautada pelo materialismo histórico-dialético, a pesquisa dialoga com autores como Karl Marx (1988) e Paulo Freire (2006;2011). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo a análise crítica de documentos curriculares. A pesquisa analisou os documentos da EPT no estado da Bahia, com maior inclinação para a análise do DCRB de 2022 e da matriz curricular da EPT do curso de Administração. Para análise desses dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin (2016, p. 48), que permitiu a interpretação das informações de maneira criteriosa e objetiva. Os resultados demonstraram que, embora o currículo contenha elementos que apontam para uma formação integral, persistem desafios significativos na efetivação de práticas que promovam a emancipação dos educandos. Foi constatada a importância de uma formação continuada dos docentes e de uma reconfiguração das diretrizes curriculares para superar a rigidez dos métodos tradicionais, articulando teoria e prática de forma crítica e transformadora. Essa abordagem também permitiu compreender as limitações dos modelos tradicionais e a necessidade de estratégias inovadoras que dialoguem com a realidade dos estudantes e das comunidades atendidas. O produto educacional elaborado foi uma cartilha digital, direcionado à orientação docente, trazendo reflexões quanto as novas exigências formativas para os(as) estudantes em uma perspectiva emancipatória, ampliando o protagonismo e a criticidade. Em síntese, a pesquisa concluiu que a renovação dos processos pedagógicos é indispensável para que a Educação Profissional e Tecnológica se consolide como um instrumento de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,37 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleINTERAÇÕES ENTRE TRABALHO E EMANCIPAÇÃO HUMANA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA BAHIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
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