Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IF Baiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AMEICHOEIRO BARROS, ELISANGELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA OLIVEIRA, MARCELO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DE OLIVEIRA, PATRÍCIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-04T14:29:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-04T14:29:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em analisar as interações entre trabalho e emancipação humana a partir do currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública estadual da Bahia, inserindo-se em um contexto de profundas transformações sociais e demandas por uma educação integral e crítica. Fundamentada em uma perspectiva teórico-metodológica pautada pelo materialismo histórico-dialético, a pesquisa dialoga com autores como Karl Marx (1988) e Paulo Freire (2006;2011). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo a análise crítica de documentos curriculares. A pesquisa analisou os documentos da EPT no estado da Bahia, com maior inclinação para a análise do DCRB de 2022 e da matriz curricular da EPT do curso de Administração. Para análise desses dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin (2016, p. 48), que permitiu a interpretação das informações de maneira criteriosa e objetiva. Os resultados demonstraram que, embora o currículo contenha elementos que apontam para uma formação integral, persistem desafios significativos na efetivação de práticas que promovam a emancipação dos educandos. Foi constatada a importância de uma formação continuada dos docentes e de uma reconfiguração das diretrizes curriculares para superar a rigidez dos métodos tradicionais, articulando teoria e prática de forma crítica e transformadora. Essa abordagem também permitiu compreender as limitações dos modelos tradicionais e a necessidade de estratégias inovadoras que dialoguem com a realidade dos estudantes e das comunidades atendidas. O produto educacional elaborado foi uma cartilha digital, direcionado à orientação docente, trazendo reflexões quanto as novas exigências formativas para os(as) estudantes em uma perspectiva emancipatória, ampliando o protagonismo e a criticidade. Em síntese, a pesquisa concluiu que a renovação dos processos pedagógicos é indispensável para que a Educação Profissional e Tecnológica se consolide como um instrumento de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130811 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em analisar as interações entre trabalho e emancipação humana a partir do currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública estadual da Bahia, inserindo-se em um contexto de profundas transformações sociais e demandas por uma educação integral e crítica. Fundamentada em uma perspectiva teórico-metodológica pautada pelo materialismo histórico-dialético, a pesquisa dialoga com autores como Karl Marx (1988) e Paulo Freire (2006;2011). A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo a análise crítica de documentos curriculares. A pesquisa analisou os documentos da EPT no estado da Bahia, com maior inclinação para a análise do DCRB de 2022 e da matriz curricular da EPT do curso de Administração. Para análise desses dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin (2016, p. 48), que permitiu a interpretação das informações de maneira criteriosa e objetiva. Os resultados demonstraram que, embora o currículo contenha elementos que apontam para uma formação integral, persistem desafios significativos na efetivação de práticas que promovam a emancipação dos educandos. Foi constatada a importância de uma formação continuada dos docentes e de uma reconfiguração das diretrizes curriculares para superar a rigidez dos métodos tradicionais, articulando teoria e prática de forma crítica e transformadora. Essa abordagem também permitiu compreender as limitações dos modelos tradicionais e a necessidade de estratégias inovadoras que dialoguem com a realidade dos estudantes e das comunidades atendidas. O produto educacional elaborado foi uma cartilha digital, direcionado à orientação docente, trazendo reflexões quanto as novas exigências formativas para os(as) estudantes em uma perspectiva emancipatória, ampliando o protagonismo e a criticidade. Em síntese, a pesquisa concluiu que a renovação dos processos pedagógicos é indispensável para que a Educação Profissional e Tecnológica se consolide como um instrumento de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,37 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | INTERAÇÕES ENTRE TRABALHO E EMANCIPAÇÃO HUMANA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA BAHIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Elisangela Ameichoeiro.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130811/2/Dissertação Elisangela Ameichoeiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons