
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará - UEPA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Daniela Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Raphael Bessa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-03T22:53:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-03T22:53:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ARTIGO - CORDEL E CULTURA DIGITAL -REVISADO PÓS QUALI | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130807 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, a partir do projeto Cordel em Cena. A proposta pedagógica integrou literatura de cordel e cultura digital por meio da produção de podcasts autorais, articulando tradição oral e práticas midiáticas contemporâneas. O percurso formativo foi fundamentado nos estudos sobre letramento literário (Soares, 2016), oralidade e gêneros discursivos (Bakhtin, 2003), cultura digital na educação (Thompson, 1998), e multiletramentos (Rojo, 2012). As atividades envolveram leitura de cordéis, análise textual, escrita criativa e gravação de podcasts, promovendo o protagonismo estudantil, a valorização da cultura amazônica e o uso crítico de tecnologias digitais. Os resultados revelaram o envolvimento criativo dos estudantes e o fortalecimento de suas identidades culturais, além de apontarem desafios relacionados à inclusão digital. A experiência reafirma a importância da literatura popular como instrumento de ensino, e propõe caminhos interdisciplinares e inovadores para o trabalho com a linguagem, no contexto escolar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 764kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura de cordel; Cultura digital; Podcast; Multiletramentos; Ensino de Língua Portuguesa. | pt_BR |
| Título: dc.title | Cordel e Cultura Digital - PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA MEDIADAS PELA LITERATURA POPULAR PARAENSE E PODCAST | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação - mestrado profissional - em ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Análise e Crítica Literatura | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ARTIGO - CORDEL E CULTURA DIGITAL -REVISADO PÓS QUALI.pdf | 763.02 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130807/2/ARTIGO - CORDEL E CULTURA DIGITAL -REVISADO PÓS QUALI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons