AS VISUALIDADES COMO ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA EEEP JÚLIO FRANÇA EM BELA CRUZ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Paulo Jaques Vasconcelos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-03T15:02:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-03T15:02:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-03-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Paulo Jaques_Vasconcelos Marques_Intervenção Pedagogicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130794-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma intervenção pedagógica que se desenvolveu por meio de uma sequência didática, explorando imagem e Sociologia no estudo da temática ―relações de trabalho‖ com o objetivo de analisar o impacto do uso dos recursos imagéticos como estímulo à imaginação sociológica, dos alunos da turma do primeiro ano administração, da EEEP Júlio França, no município de Bela Cruz. A motivação central que impulsiona a presente intervenção gira em torno da própria inquietação docente em buscar uma metodologia que desperte o interesse e o protagonismo dos discentes na consecução e consolidação do conhecimento. O material programático se divide em três etapas: inicialmente será apresentada a discussão teórica, em seguida, as sequências didáticas da intervenção pedagógica e, por fim, as produções e resultados obtidos. A metodologia que norteia esta produção se orienta a partir de fontes bibliográficas tais como as de Flusser (1985), Gasparin (2012) e Mills (1965) e, dentre outros de vital importância para consecução da pesquisa. Os resultados obtidos pelo empreendimento destacam as possibilidades de sua execução pedagógica, condicionando a apropriação da imaginação sociológica dos discentes com o uso de imagens de forma a revelar potencialidades/habilidades críticas e reflexivas no processo. Desafios e possibilidades da pesquisa, sobretudo no que diz respeito ao trabalho interdisciplinar, apontam novos horizontes evidenciando que a escola é um campo para a pesquisa e formação dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectImagem. Imaginação Sociológica. Sequência didática. Protagonismo.pt_BR
Título: dc.titleAS VISUALIDADES COMO ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA EEEP JÚLIO FRANÇA EM BELA CRUZpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons