Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Paulo Jaques Vasconcelos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-03T15:02:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-03T15:02:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Paulo Jaques_Vasconcelos Marques_Intervenção Pedagogica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130794 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma intervenção pedagógica que se desenvolveu por meio de uma sequência didática, explorando imagem e Sociologia no estudo da temática ―relações de trabalho‖ com o objetivo de analisar o impacto do uso dos recursos imagéticos como estímulo à imaginação sociológica, dos alunos da turma do primeiro ano administração, da EEEP Júlio França, no município de Bela Cruz. A motivação central que impulsiona a presente intervenção gira em torno da própria inquietação docente em buscar uma metodologia que desperte o interesse e o protagonismo dos discentes na consecução e consolidação do conhecimento. O material programático se divide em três etapas: inicialmente será apresentada a discussão teórica, em seguida, as sequências didáticas da intervenção pedagógica e, por fim, as produções e resultados obtidos. A metodologia que norteia esta produção se orienta a partir de fontes bibliográficas tais como as de Flusser (1985), Gasparin (2012) e Mills (1965) e, dentre outros de vital importância para consecução da pesquisa. Os resultados obtidos pelo empreendimento destacam as possibilidades de sua execução pedagógica, condicionando a apropriação da imaginação sociológica dos discentes com o uso de imagens de forma a revelar potencialidades/habilidades críticas e reflexivas no processo. Desafios e possibilidades da pesquisa, sobretudo no que diz respeito ao trabalho interdisciplinar, apontam novos horizontes evidenciando que a escola é um campo para a pesquisa e formação dos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem. Imaginação Sociológica. Sequência didática. Protagonismo. | pt_BR |
Título: dc.title | AS VISUALIDADES COMO ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA EEEP JÚLIO FRANÇA EM BELA CRUZ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_do_Mestrado_-_Paulo_Jaques (correção)-1.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130794/2/Dissertação_do_Mestrado_-_Paulo_Jaques (correção)-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons