Educação e trabalho: interações para uma formação humana emancipatória

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Baianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMEICHOEIRO BARROS, ELISANGELA-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA OLIVEIRA, MARCELO-
Autor(es): dc.contributor.authorDE OLIVEIRA, PATRÍCIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-04T14:26:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-04T14:26:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-
identificador: dc.identifier.otherEsta cartilha foi elaborada para auxiliar a prática pedagógica dos docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica – EPT na Rede Estadual de Educação da Bahia e ao mesmo tempo configura o produto educacional que é parte da dissertação de mestrado intitulada: “Interações entre trabalho e emancipação humana: considerações acerca do currículo da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual da Bahia”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na instituição associada Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano. A cartilha se torna uma ferramenta de conhecimento para questões sobre os sentidos atribuídos ao trabalho e a dimensão da formação humana, além de trazer orientações metodológicas, considerando que a EPT deve extrapolar o conceito de competência restrito ao mercado de trabalho e proporcionar às pessoas o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que possibilitem a compreensão do mundo do trabalho, a inserção crítica e atuante na sociedade, inclusive nas atividades produtivas. O trabalho deve ser enfocado como princípio educativo, no sentido de superar a dualidade trabalho manual/trabalho intelectual e incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo. O oferecimento da educação integrada – educação básica e educação profissional – visa garantir aos estudantes – adolescentes, jovens e adultos – o direito a uma formação que os possibilite a ler o mundo e atuar como cidadão, mas também se inserir no mundo do trabalho com capacidade de lidar com o avanço da ciência e da tecnologia, de compreender a gênese do processo produtivo e atuar com competência técnica e ética, comprometendo-se com as transformações políticas, sociais, ambientais e culturais para esse novo milênio.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130785-
Resumo: dc.description.abstractEsta cartilha foi elaborada para auxiliar a prática pedagógica dos docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica – EPT na Rede Estadual de Educação da Bahia e ao mesmo tempo configura o produto educacional que é parte da dissertação de mestrado intitulada: “Interações entre trabalho e emancipação humana: considerações acerca do currículo da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual da Bahia”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na instituição associada Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano. A cartilha se torna uma ferramenta de conhecimento para questões sobre os sentidos atribuídos ao trabalho e a dimensão da formação humana, além de trazer orientações metodológicas, considerando que a EPT deve extrapolar o conceito de competência restrito ao mercado de trabalho e proporcionar às pessoas o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que possibilitem a compreensão do mundo do trabalho, a inserção crítica e atuante na sociedade, inclusive nas atividades produtivas. O trabalho deve ser enfocado como princípio educativo, no sentido de superar a dualidade trabalho manual/trabalho intelectual e incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo. O oferecimento da educação integrada – educação básica e educação profissional – visa garantir aos estudantes – adolescentes, jovens e adultos – o direito a uma formação que os possibilite a ler o mundo e atuar como cidadão, mas também se inserir no mundo do trabalho com capacidade de lidar com o avanço da ciência e da tecnologia, de compreender a gênese do processo produtivo e atuar com competência técnica e ética, comprometendo-se com as transformações políticas, sociais, ambientais e culturais para esse novo milênio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent819 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleEducação e trabalho: interações para uma formação humana emancipatóriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
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