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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | IF Baiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AMEICHOEIRO BARROS, ELISANGELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA OLIVEIRA, MARCELO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DE OLIVEIRA, PATRÍCIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-04T14:26:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-04T14:26:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Esta cartilha foi elaborada para auxiliar a prática pedagógica dos docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica – EPT na Rede Estadual de Educação da Bahia e ao mesmo tempo configura o produto educacional que é parte da dissertação de mestrado intitulada: “Interações entre trabalho e emancipação humana: considerações acerca do currículo da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual da Bahia”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na instituição associada Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano. A cartilha se torna uma ferramenta de conhecimento para questões sobre os sentidos atribuídos ao trabalho e a dimensão da formação humana, além de trazer orientações metodológicas, considerando que a EPT deve extrapolar o conceito de competência restrito ao mercado de trabalho e proporcionar às pessoas o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que possibilitem a compreensão do mundo do trabalho, a inserção crítica e atuante na sociedade, inclusive nas atividades produtivas. O trabalho deve ser enfocado como princípio educativo, no sentido de superar a dualidade trabalho manual/trabalho intelectual e incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo. O oferecimento da educação integrada – educação básica e educação profissional – visa garantir aos estudantes – adolescentes, jovens e adultos – o direito a uma formação que os possibilite a ler o mundo e atuar como cidadão, mas também se inserir no mundo do trabalho com capacidade de lidar com o avanço da ciência e da tecnologia, de compreender a gênese do processo produtivo e atuar com competência técnica e ética, comprometendo-se com as transformações políticas, sociais, ambientais e culturais para esse novo milênio. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130785 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta cartilha foi elaborada para auxiliar a prática pedagógica dos docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica – EPT na Rede Estadual de Educação da Bahia e ao mesmo tempo configura o produto educacional que é parte da dissertação de mestrado intitulada: “Interações entre trabalho e emancipação humana: considerações acerca do currículo da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual da Bahia”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na instituição associada Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano. A cartilha se torna uma ferramenta de conhecimento para questões sobre os sentidos atribuídos ao trabalho e a dimensão da formação humana, além de trazer orientações metodológicas, considerando que a EPT deve extrapolar o conceito de competência restrito ao mercado de trabalho e proporcionar às pessoas o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que possibilitem a compreensão do mundo do trabalho, a inserção crítica e atuante na sociedade, inclusive nas atividades produtivas. O trabalho deve ser enfocado como princípio educativo, no sentido de superar a dualidade trabalho manual/trabalho intelectual e incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo. O oferecimento da educação integrada – educação básica e educação profissional – visa garantir aos estudantes – adolescentes, jovens e adultos – o direito a uma formação que os possibilite a ler o mundo e atuar como cidadão, mas também se inserir no mundo do trabalho com capacidade de lidar com o avanço da ciência e da tecnologia, de compreender a gênese do processo produtivo e atuar com competência técnica e ética, comprometendo-se com as transformações políticas, sociais, ambientais e culturais para esse novo milênio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 819 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | Educação e trabalho: interações para uma formação humana emancipatória | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PTT Elisangela Ameichoeiro.pdf | 819,08 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130785/2/PTT Elisangela Ameichoeiro.pdfDownload |
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