
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Guerrato, Hadassah Milaeli Fernandes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-04T12:53:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-04T12:53:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-04 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130782 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo investigar o preconceito e o bullying relacionados às diferentes características físicas, bem como discutir a relevância do papel da escola nesse processo, a partir da análise dos filmes O Rei do Show e Extraordinário. As situações de preconceito retratadas nessas obras permitem estabelecer conexões com a realidade vivida no contexto social e escolar, possibilitando reflexões críticas acerca das práticas de exclusão ainda presentes no cotidiano dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia de caráter bibliográfico, fundamentada em autores como Lopes Neto (2005), Guareschi (2008), Fante (2008), Xavier (2008), Oliveira e Anjos (2019), Fontana e Gomes (2020), Barbosa (2007) e Chrispino (2007). Esses referenciais teóricos contribuíram para a compreensão da complexidade do bullying e do preconceito, bem como de suas implicações no desenvolvimento humano e escolar. Nesse sentido, ressalta-se a importância de promover diálogos constantes sobre o bullying e as diferentes formas de violência praticadas no ambiente escolar, enfatizando os danos que tais práticas acarretam aos indivíduos. Defende-se a necessidade de fomentar o respeito às diferenças e de trazer para a escola debates que favoreçam o acolhimento, a empatia e a valorização da diversidade. Além disso, destaca-se o papel fundamental da família nesse processo, atuando em parceria com a instituição escolar na construção e no fortalecimento de identidades, de modo a prevenir situações de exclusão e a promover uma cultura de respeito mútuo. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | diversidade | pt_BR |
| Título: dc.title | DIVERSIDADE NA ESCOLA: UM ESPAÇO DE ACOLHIMENTO AS DIFERENÇAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DIVERSIDADE NA ESCOLA_ok.pdf | 337.47 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130782/2/DIVERSIDADE NA ESCOLA_ok.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons