MUITO MAIS QUE UMA TARDE EM ITAPUÃ: ESCRITA POÉTICA, APRENDIZAGEM HISTÓRICA E ENSINO MÉDIO, COLÉGIO ESTADUAL ROTARY, ITAPUÃ, SALVADOR, BAHIA, 2018-2023

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Erweuter Volkart-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-04T00:20:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-04T00:20:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-10-
identificador: dc.identifier.otherErweutervolkart_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130781-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, desenvolvida entre 2018 e 2023 no Colégio Estadual Rotary (Itapuã, Salvador, Bahia, Nordeste do Brasil), investiga a potencialidade da escrita poética como ferramenta pedagógica para o ensino de História no Ensino Médio. Sustentado em uma abordagem exploratória e qualitativa (Minayo, 2001), o estudo articula referenciais teóricos que dialogam com a construção identitária, a consciência histórica e o protagonismo estudantil. Paul Ricoeur (2010) fundamenta a relação entre narrativa, memória e identidade; Jörn Rüsen (2001) aporta subsídios sobre a operacionalização da consciência histórica na aprendizagem; Michel de Certeau (1998) conecta escrita histórica e práticas cotidianas; e Paulo Freire (1996) embasa a valorização da autonomia discente e da aprendizagem significativa. Esse corpo teórico busca compreender como a poesia pode enriquecer a aprendizagem histórica ao articular memórias, narrativas e consciência histórica. A análise baseou-se em fontes como as antologias poéticas produzidas pelos estudantes e um conjunto de iconografias selecionadas pelo pesquisador, incluindo fotografia da fachada da escola, do bairro de Itapuã e fontes documentais pessoais, como uma receita manuscrita do caderno de sua mãe. Esses elementos contribuíram para a construção de uma abordagem afetiva e contextualizada da história. Como resultado desta pesquisa, propõe-se um e-book (livro digital) com sequências didáticas para o ensino de História, estruturado na intersecção entre poesia, memória e narrativa histórica, que estará disponível como recurso educacional aberto (REA). O material organiza-se em três eixos principais: teoria, abordando a relação entre a utilização da escrita poética e o ensino de história com fundamentação na epistemologia da narrativa histórica; prática docente, apresentando roteiros de atividades que estimulam a criação poética como ferramenta de interpretação e reconstrução de eventos históricos; e produção discente, trazendo exemplos didáticos de como incentivar a produção de textos estudantis que evidenciam a conexão entre experiências individuais, memória local e processos históricos amplos. Tal recurso também contribuirá para o repertório metodológico dos docentes e para a ressignificação da aprendizagem da história, ao transformar a poesia em um instrumento de diálogo entre subjetividades e o desenvolvimento de uma consciência histórica. Dessa forma, a pesquisa evidencia que o uso da escrita poética no ensino de História encontra-se alinhado às demandas contemporâneas de educação crítica e interdisciplinar, podendo se converter em uma alternativa complementar à aprendizagem da história para a construção de uma educação crítica e cidadã na educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1937 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinariedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectescrita poéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconsciência históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequencia didaticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemóriapt_BR
Título: dc.titleMUITO MAIS QUE UMA TARDE EM ITAPUÃ: ESCRITA POÉTICA, APRENDIZAGEM HISTÓRICA E ENSINO MÉDIO, COLÉGIO ESTADUAL ROTARY, ITAPUÃ, SALVADOR, BAHIA, 2018-2023pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclucão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons