OS AUXÍLIOS DO PRAAE/IFS E SUA RELAÇÃO COM A EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CAMPUS TOBIAS BARRETO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Baianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Santana, Neimax-
Autor(es): dc.contributor.authorBrito Machado, Cristiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-03T17:18:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-03T17:18:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-
identificador: dc.identifier.otherOS AUXÍLIOS DO PRAAE/IFS E SUA RELAÇÃO COM A EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CAMPUS TOBIAS BARRETOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130777-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais na EPT, aborda a problemática da evasão na educação profissional técnica de nível médio. Mesmo reconhecendo que o fenômeno da evasão é complexo e de caráter nacional, buscou-se estudar a relação entre os auxílios do PRAAE/IFS e sua relação com a evasão nos cursos técnicos subsequentes do Campus Tobias Barreto, do IFS. Considerando a natureza, a abordagem, o problema e os objetivos propostos, a pesquisa se caracteriza como aplicada, qualitativa e exploratória, respectivamente. A pesquisa teve como base de seus procedimentos técnicos metodológicos, um estudo de caso, realizado no Campus Tobias Barreto do IFS, onde a intenção foi compreender a política do PRAAE, como possível fator colaborador de diminuição da evasão no campus, sem, contudo, deixar de explorar outros fatores causadores da evasão. Sua base procedimental foi subdividida em análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas com os estudantes. Nos dois primeiros casos, através da análise dos documentos institucionais do PRAAE, dos dados sobre a evasão no campus e com o aprofundamento sobre estudiosos que se dedicaram ou se dedicam, à EPT, à evasão e às políticas públicas educacionais. Através de entrevistas semiestruturadas com dezesseis estudantes ou ex-estudantes foi possível entender mais profundamente aquilo que o referencial teórico já apontava: a importância dos auxílios da assistência estudantil para os mesmos. Entre os diversos fatores que levam à evasão no campus estão, segundo os sujeitos da pesquisa, as dificuldades financeiras, as dificuldades em conciliar estudo e trabalho, as dificuldades com transporte, a insuficiência ou falta de recursos do programa de assistência estudantil, entre tantos outros. Reforça-se a consciência do quanto é complexo o fenômeno da evasão, porém, acredita-se que, baseado nos principais fatores citados, é possível melhorar consideravelmente o quadro. Através das entrevistas também foi constatada a necessidade de ampliação na comunicação com os discentes, o que resultou na construção de um Guia Orientativo sobre o PRAAE. O Guia, resultado do Produto Educacional desenvolvido, foi avaliado pela equipe multidisciplinar e pelos sujeitos da pesquisa e foi pensado como um processo de formação educacional dos sujeitos, contribuindo para uma maior efetividade da política de assistência estudantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,29 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleOS AUXÍLIOS DO PRAAE/IFS E SUA RELAÇÃO COM A EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CAMPUS TOBIAS BARRETOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPTpt_BR
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