O QUE AS PERIFERIAS ENSINAM? PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA COM A PERIFERIA DE SOBRAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Francisco Renan Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-02T14:50:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-02T14:50:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-01-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Francisco Renan_Dias Marques_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130762-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi apresentar uma proposta de construção de material didático para o ensino de sociologia. Partindo da produção audiovisual como ferramenta pedagógica, pensamos os caminhos educacionais dentro de uma perspectiva rizomática, parafraseando Deleuze e Guattari. Em sentidos múltiplos de se pensar o ensino de sociologia, nossa pesquisa buscou trabalhar de maneira compartilhada com agentes educacionais que constroem narrativas desejantes dentro do cotidiano da periferia urbana da cidade de Sobral/CE. A pesquisa compartilhada com o Movimento Social FOME, um coletivo de jovens moradores da periferia de Sobral, e a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, através do LABOME, Laboratório das Memórias e Práticas Cotidianas, possibilitou um pensar mais amplo e coletivo em relação aos objetivo que traçamos frente ao campo de atuação da produção audiovisual como proposta de material didático. Compreendendo as atividades artístico-culturais que o Movimento Social FOME realiza nos bairros periféricos como fenômenos educacionais não formais, reforçamos a potencialidade que essas expressões representam para as juventudes num sentido singular para pensarmos o quê as periferias têm para ensinar? Assim, além das questões apresentadas, pensaremos em como os processos educativos demonstrados neste estudo poderiam ensinar e criar material didático para o ensino de sociologia. Focaremos no uso da produção audiovisual sob o ponto de vista de diversas mídias como proposta de material didático para o ensino de sociologia para alunos do ensino médio de escolas públicas. Os materiais estudados variaram entre: documentários, videoclipes e podcasts. Esta perspectiva midiática reforça nosso desejo de abordar a dinâmica linguística que consideramos cada vez mais poderosa entre a rua e a juventude, e demonstra que o material aqui trabalhado é a ponte que conecta o cotidiano com a realidade escolar no ensino de sociologia. A testagem do metarial se deu por meio da colaboração de professoras de três escolas de difentes municípios aqui da zona noroeste do Estado, a saber: Escola de Ensino Médio Elza Goersch, localizado no município de Forquilha, com a professora Auciele Santos. Escola de Ensino Médio José Euclides Ferreira Gomes Júnior, localizada no distrito de Jordão, com a professora Inês Mara e a Escola de Ensino Médio Maria Menezes Cristino, situada em Aráquem, distrito do município de Coreáu, com a professora Luciara dos Santos. Todas as professoras que participaram desse experimento com os materiais didáticos aqui produzidos são alunas do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formal. Ensino de sociologia. Audiovisual. Material didático.pt_BR
Título: dc.titleO QUE AS PERIFERIAS ENSINAM? PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA COM A PERIFERIA DE SOBRALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons