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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Francisco Renan Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-02T14:50:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-02T14:50:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Francisco Renan_Dias Marques_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130762 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma proposta de construção de material didático para o ensino de sociologia. Partindo da produção audiovisual como ferramenta pedagógica, pensamos os caminhos educacionais dentro de uma perspectiva rizomática, parafraseando Deleuze e Guattari. Em sentidos múltiplos de se pensar o ensino de sociologia, nossa pesquisa buscou trabalhar de maneira compartilhada com agentes educacionais que constroem narrativas desejantes dentro do cotidiano da periferia urbana da cidade de Sobral/CE. A pesquisa compartilhada com o Movimento Social FOME, um coletivo de jovens moradores da periferia de Sobral, e a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, através do LABOME, Laboratório das Memórias e Práticas Cotidianas, possibilitou um pensar mais amplo e coletivo em relação aos objetivo que traçamos frente ao campo de atuação da produção audiovisual como proposta de material didático. Compreendendo as atividades artístico-culturais que o Movimento Social FOME realiza nos bairros periféricos como fenômenos educacionais não formais, reforçamos a potencialidade que essas expressões representam para as juventudes num sentido singular para pensarmos o quê as periferias têm para ensinar? Assim, além das questões apresentadas, pensaremos em como os processos educativos demonstrados neste estudo poderiam ensinar e criar material didático para o ensino de sociologia. Focaremos no uso da produção audiovisual sob o ponto de vista de diversas mídias como proposta de material didático para o ensino de sociologia para alunos do ensino médio de escolas públicas. Os materiais estudados variaram entre: documentários, videoclipes e podcasts. Esta perspectiva midiática reforça nosso desejo de abordar a dinâmica linguística que consideramos cada vez mais poderosa entre a rua e a juventude, e demonstra que o material aqui trabalhado é a ponte que conecta o cotidiano com a realidade escolar no ensino de sociologia. A testagem do metarial se deu por meio da colaboração de professoras de três escolas de difentes municípios aqui da zona noroeste do Estado, a saber: Escola de Ensino Médio Elza Goersch, localizado no município de Forquilha, com a professora Auciele Santos. Escola de Ensino Médio José Euclides Ferreira Gomes Júnior, localizada no distrito de Jordão, com a professora Inês Mara e a Escola de Ensino Médio Maria Menezes Cristino, situada em Aráquem, distrito do município de Coreáu, com a professora Luciara dos Santos. Todas as professoras que participaram desse experimento com os materiais didáticos aqui produzidos são alunas do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal. Ensino de sociologia. Audiovisual. Material didático. | pt_BR |
Título: dc.title | O QUE AS PERIFERIAS ENSINAM? PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA COM A PERIFERIA DE SOBRAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO 180422.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130762/2/DISSERTAÇÃO 180422.pdfDownload |
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