
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rizzo dos Santos, Andréa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira Pansonato, Ana Carolina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-02T11:10:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-02T11:10:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1325 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TEA: Inclusão Escolar | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130741 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desse estudo foi identificar as contribuições do terapeuta ocupacional que atua com consultoria colaborativa para a inclusão do aluno com TEA na escola regular. Esta é uma pesquisa bibliográfica e a busca pelos artigos ocorreu nos periódicos específicos da área da T.O, sendo estes: Revista de Terapia Ocupacional da USP e Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar. Para nortear a busca, foram utilizados os descritores na língua portuguesa, “Terapia Ocupacional”, “Consultoria Colaborativa”, “TEA” e “Inclusão Educacional”, sendo realizado o cruzamento entre eles. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2021 a janeiro de 2022. Foram encontrados no total 15 artigos, porém após a leitura dos artigos na íntegra, foram selecionados apenas 3 por tratarem especificamente da temática do estudo. Como prevê o referencial da consultoria colaborativa, os 3 artigos categorizados apontam o espaço para a partilha de saberes que se deve ter entre os profissionais da Educação e Saúde. O terapeuta ocupacional na consultoria colaborativa atua como facilitador da relação entre escola-aluno-família, e promotor da inclusão do aluno com TEA, porém, nos processos sócios educacionais do PAEE, as ações ainda são isoladas ou não divulgadas. Conclui-se assim, que é necessário o incentivo ao desenvolvimento de novas pesquisas envolvendo a terapia ocupacional e a consultoria colaborativa, pois se constatou lacunas na produção científica nacional dos periódicos de Terapia Ocupacional, em relação a esta temática tão importante para a área, assim como para a área da Educação Especial e Educação Inclusiva. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 531 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
| Título: dc.title | As Contribuições do Terapeuta Ocupacional no Processo Inclusivo de Alunos com TEA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons