As Contribuições do Terapeuta Ocupacional no Processo Inclusivo de Alunos com TEA

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRizzo dos Santos, Andréa-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira Pansonato, Ana Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-02T11:10:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-02T11:10:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1325-
identificador: dc.identifier.otherTEA: Inclusão Escolarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130741-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi identificar as contribuições do terapeuta ocupacional que atua com consultoria colaborativa para a inclusão do aluno com TEA na escola regular. Esta é uma pesquisa bibliográfica e a busca pelos artigos ocorreu nos periódicos específicos da área da T.O, sendo estes: Revista de Terapia Ocupacional da USP e Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar. Para nortear a busca, foram utilizados os descritores na língua portuguesa, “Terapia Ocupacional”, “Consultoria Colaborativa”, “TEA” e “Inclusão Educacional”, sendo realizado o cruzamento entre eles. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2021 a janeiro de 2022. Foram encontrados no total 15 artigos, porém após a leitura dos artigos na íntegra, foram selecionados apenas 3 por tratarem especificamente da temática do estudo. Como prevê o referencial da consultoria colaborativa, os 3 artigos categorizados apontam o espaço para a partilha de saberes que se deve ter entre os profissionais da Educação e Saúde. O terapeuta ocupacional na consultoria colaborativa atua como facilitador da relação entre escola-aluno-família, e promotor da inclusão do aluno com TEA, porém, nos processos sócios educacionais do PAEE, as ações ainda são isoladas ou não divulgadas. Conclui-se assim, que é necessário o incentivo ao desenvolvimento de novas pesquisas envolvendo a terapia ocupacional e a consultoria colaborativa, pois se constatou lacunas na produção científica nacional dos periódicos de Terapia Ocupacional, em relação a esta temática tão importante para a área, assim como para a área da Educação Especial e Educação Inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent531 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
Título: dc.titleAs Contribuições do Terapeuta Ocupacional no Processo Inclusivo de Alunos com TEApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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