Método Fônico para Trabalhar o Ensino da Habilidade de Leitura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Reis, Deisne-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T18:45:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T18:45:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1321-
identificador: dc.identifier.otherHabilidade de Leitura: Métodos de Ensinopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130733-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivos apresentar, dentre os métodos de ensino- aprendizagem da habilidade de leitura, o fônico como um eficaz e vantajoso método. Para desdobrar melhor a temática os objetivos específicos são: apresentar o que é alfabetização e sua importância no desenvolvimento na habilidade de leitura; descrever o que é método fônico em comparação ao método global; apresentar a importância do método fônico para trabalhar o ensino da habilidade de leitura. O método de pesquisa é de Revisão Bibliográfica, com o levantamento de dados de outros autores que já publicaram e estão presentes na literatura, como Capovilla e Capolvilla (2007); Vale (2021); Oliveira (2021); dentre outros. As informações levantadas neste estudo apontam que a alfabetização é caracterizada por seus métodos e sua qualidade depende diretamente deles. O método fônico tem aparecido em estudos concretos na literatura como um dos mais eficazes para o desenvolvimento da habilidade de leitura, embora no Brasil não seja o predominante como método de alfabetização nas escolas. Mesmo com algumas políticas direcionadas essencialmente ao uso do método fônico, como a PNA, outras políticas se encontram atrasadas nesse sentido e defasadas quanto as vantagens que o método possui sobre outros, os PCNs, por exemplo, é uma dessas políticas que precisam ser revisadas e adequadas às necessidades do público da educação na atualidade no Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent633 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHabilidade de leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Fônicopt_BR
Título: dc.titleMétodo Fônico para Trabalhar o Ensino da Habilidade de Leiturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons