O Brincar Como Mediador das Interações Sociais na Educação Infantil: Uma Análise a Partir da BNCC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendes de Araújo, Mayara Luana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T14:38:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T14:38:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1312-
identificador: dc.identifier.otherEducação Infantilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130727-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o brincar como mediador das interações sociais na Educação Infantil, a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com abordagem qualitativa, o estudo fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e documental, centrando-se na análise da BNCC e em autores que discutem o desenvolvimento infantil, a ludicidade e as práticas pedagógicas. O brincar, enquanto direito de aprendizagem, favorece o desenvolvimento integral da criança e potencializa a construção de vínculos afetivos e sociais, além de promover a autonomia e a expressão de sentimentos. A análise evidencia que as interações sociais mediadas pelo brincar contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem, sendo essencial que o professor reconheça o valor da brincadeira como linguagem legítima da infância. Conclui-se que a valorização do brincar deve ser central nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, em consonância com os princípios estabelecidos pela BNCC.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent580 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBrincarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterações Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
Título: dc.titleO Brincar Como Mediador das Interações Sociais na Educação Infantil: Uma Análise a Partir da BNCCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons