Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos da Cunha, Luciana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Lidiane Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T14:12:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T14:12:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | e-book_SUSTENTABILIDADE_NA_ESCOLA_EDITORA UERJ.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130726 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book foi desenvolvido com o intuito de apoiar professores do Ensino Fundamental e Médio que desejam integrar a alfabetização científica, a sustentabilidade e a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas. O material propõe a criação de um jornal escolar sobre sustentabilidade como ferramenta de ensino, incentivando os alunos a refletirem sobre questões ambientais de forma crítica e participativa. Por meio desta proposta, os professores de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e outras áreas de conhecimento, terão à disposição uma sequência didática estruturada que conecta teoria e prática. O jornal escolar não é apenas um produto final, mas um processo colaborativo que envolve pesquisa, reflexão e ação. Com isso, espera-se promover uma educação científica interdisciplinar que reforce a cidadania e o protagonismo estudantil frente aos desafios ambientais contemporâneos. A pesquisa que fundamenta este trabalho foi desenvolvida em uma escola do município de Belford Roxo, onde foram realizadas rodas de conversa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para identificar seus conhecimentos prévios sobre sustentabilidade, por meio da confecção de um mapa mental. Em seguida, aplicou-se a sequência didática proposta neste e-book, estruturada com base em uma abordagem interdisciplinar. Após a realização das atividades, um grupo de professores das áreas de Ciências, Geografia, História e Língua Portuguesa, que participou da aplicação da sequência, avaliou o material por meio de questionários, contribuindo para a análise crítica da proposta e sua efetividade no contexto escolar. Nosso objetivo é contribuir com a prática docente, oferecendo ferramentas que facilitem a integração dos conteúdos científicos com as realidades e experiências dos estudantes. Acreditamos que, ao trabalhar de forma interdisciplinar e focada na sustentabilidade, é possível despertar o interesse, a curiosidade e o espírito crítico dos alunos, promovendo uma aprendizagem de forma significativa e transformadora. Este Produto Educacional foi desenvolvido como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, dentro da Linha de Pesquisa 2 – Metodologias e Tecnologias do Ensino e Processos Formativos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4603 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jornal escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Título: dc.title | SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA - Sequência Didática para criação de um Jornal Escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
e-book_SUSTENTABILIDADE_NA_ESCOLA_EDITORA UERJ.pdf | 4,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130726/2/e-book_SUSTENTABILIDADE_NA_ESCOLA_EDITORA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons