SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA - Sequência Didática para criação de um Jornal Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos da Cunha, Luciana-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Lidiane Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T14:12:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T14:12:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-
identificador: dc.identifier.othere-book_SUSTENTABILIDADE_NA_ESCOLA_EDITORA UERJ.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130726-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book foi desenvolvido com o intuito de apoiar professores do Ensino Fundamental e Médio que desejam integrar a alfabetização científica, a sustentabilidade e a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas. O material propõe a criação de um jornal escolar sobre sustentabilidade como ferramenta de ensino, incentivando os alunos a refletirem sobre questões ambientais de forma crítica e participativa. Por meio desta proposta, os professores de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e outras áreas de conhecimento, terão à disposição uma sequência didática estruturada que conecta teoria e prática. O jornal escolar não é apenas um produto final, mas um processo colaborativo que envolve pesquisa, reflexão e ação. Com isso, espera-se promover uma educação científica interdisciplinar que reforce a cidadania e o protagonismo estudantil frente aos desafios ambientais contemporâneos. A pesquisa que fundamenta este trabalho foi desenvolvida em uma escola do município de Belford Roxo, onde foram realizadas rodas de conversa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para identificar seus conhecimentos prévios sobre sustentabilidade, por meio da confecção de um mapa mental. Em seguida, aplicou-se a sequência didática proposta neste e-book, estruturada com base em uma abordagem interdisciplinar. Após a realização das atividades, um grupo de professores das áreas de Ciências, Geografia, História e Língua Portuguesa, que participou da aplicação da sequência, avaliou o material por meio de questionários, contribuindo para a análise crítica da proposta e sua efetividade no contexto escolar. Nosso objetivo é contribuir com a prática docente, oferecendo ferramentas que facilitem a integração dos conteúdos científicos com as realidades e experiências dos estudantes. Acreditamos que, ao trabalhar de forma interdisciplinar e focada na sustentabilidade, é possível despertar o interesse, a curiosidade e o espírito crítico dos alunos, promovendo uma aprendizagem de forma significativa e transformadora. Este Produto Educacional foi desenvolvido como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, dentro da Linha de Pesquisa 2 – Metodologias e Tecnologias do Ensino e Processos Formativos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4603 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectJornal escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Título: dc.titleSUSTENTABILIDADE NA ESCOLA - Sequência Didática para criação de um Jornal Escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons