
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, CINTIA MELO DOS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALENCAR, EDVONETE SOUZA DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BORGES, TIAGO ANTONIO PEREIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-30T00:14:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-30T00:14:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117892 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Ao ser convidada para fazer o prefácio do livro Da Universidade à Escola: Construindo Conexões por Meio da Pesquisa, me senti muito honrada e agradeço ao grupo de pesquisadores pelo convite e também pela oportunidade de ler este conjunto de trabalho tão significativo. A proposta deste livro vem ao encontro de uma demanda antiga envolvendo a universidade e a escola, a necessidade de um trabalho mais próximo entre essas instituições. Professores e pesquisadores das universidades, como professores e coordenadores das escolas sabem a importância em se estabelecer parcerias. Buscando, por um lado, investigar temas relevantes para a sala de aula e, ao mesmo tempo, contribuir com a formação inicial de professores, conectando estudos teórico com a prática. A teoria contribuindo com as bases do conhecimento científico, enquanto a prática nos oportuniza experimentações, adequações e refinamentos. É neste tom, e com está proposta, que este livro vem contribuir para este debate ao trazer pesquisas produzidas com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, juntamente com pesquisadores vinculados a esses cursos e a grupos de pesquisa e de programa de pós-graduação. Ao longo deste livro o leitor vai encontrar diversos exemplos de trabalhos produzidos por diversas mãos na universidade, seja em projetos de extensão ou em disciplinas dos cursos de licenciatura, com alguns destes implementados em escolas. São relatos de experiências, ou estudos teóricos, envolvendo desde ferramentas mais tradicionais, como o livro, ou o material dourado, mas também recursos digitais, como: Geoplano Virtual, a plataforma digital Mangahihd, o ábaco on-line, entre outros. A obra apresenta estudos de casos e reflexões teóricas que podem inspirar professores, gestores e pesquisadores da área. Há riqueza de detalhes na apresentação e na discussão das atividades implementadas. Nas análises sobre produções de estudantes, por exemplo, encontramos o erro sendo visto de outro modo, abandonado como um problema ou, às vezes falta por parte do estudante, para se considerar as maneiras de lidar dos estudantes. A obra cobre temas envolvendo desde os primeiros anos do ensino fundamental até o ensino médio, mas sempre em conformidade e se preocupando com o que se propõe para a formação de professores, considerando o aluno um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem. Concluo convidando o leitor a trilhar por esses capítulos do livro, que trazem com maestria o que se propõem já no seu título, que é construir conexões por meio de pesquisas realizadas pelos autores buscando aproximação entre a universidade e a escola. Espero que esta leitura seja uma fonte de inspiração para que estudantes, professores e pesquisadores explorem outras possibilidades para pesquisas e práticas em sala de aulas. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | DA UNIVERSIDADE À ESCOLA: CONSTRUINDO CONEXÕES POR MEIO DA PESQUISA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DA UNIVERSIDADE A ESCOLA.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1117892/2/DA UNIVERSIDADE A ESCOLA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons