Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Márcio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T20:46:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T20:46:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117888 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A trigonometria é um ramo da matemática muitas vezes percebido como abstrato pelos alunos da EJA. No entanto, suas aplicações estão presentes em diversas atividades do cotidiano, como a construção civil, a navegação, a medição de terrenos e até na observação do Sol e das sombras para determinar horários. A sequência didática desenvolvida neste trabalho apresenta características que a diferenciam significativamente de propostas tradicionais de ensino da trigonometria, especialmente aquelas que desconsideram as articulações entre a Teoria da Transposição Didática (TTD) e a Etnomatemática. Em muitos materiais didáticos convencionais, o ensino desse conteúdo é conduzido de forma linear e abstrata, iniciando-se com definições formais de razões trigonométricas em triângulos retângulos, seguidas da apresentação de fórmulas e exercícios descontextualizados, sem qualquer relação direta com o cotidiano dos estudantes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A TRIGINOMETRIA NO COTIDIANO DA EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA_Márcio Ferreira.pdf | 291,29 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1117888/2/SEQUÊNCIA DIDÁTICA_Márcio Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons