SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A TRIGINOMETRIA NO COTIDIANO DA EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Márcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T20:46:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T20:46:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-28-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117888-
Resumo: dc.description.abstractA trigonometria é um ramo da matemática muitas vezes percebido como abstrato pelos alunos da EJA. No entanto, suas aplicações estão presentes em diversas atividades do cotidiano, como a construção civil, a navegação, a medição de terrenos e até na observação do Sol e das sombras para determinar horários. A sequência didática desenvolvida neste trabalho apresenta características que a diferenciam significativamente de propostas tradicionais de ensino da trigonometria, especialmente aquelas que desconsideram as articulações entre a Teoria da Transposição Didática (TTD) e a Etnomatemática. Em muitos materiais didáticos convencionais, o ensino desse conteúdo é conduzido de forma linear e abstrata, iniciando-se com definições formais de razões trigonométricas em triângulos retângulos, seguidas da apresentação de fórmulas e exercícios descontextualizados, sem qualquer relação direta com o cotidiano dos estudantes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: A TRIGINOMETRIA NO COTIDIANO DA EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons