ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TENSOATIVOS E SANITIZANTES COM A PRODUÇÃO E USO DE SABÕES E DESINFETANTES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, Reginaldo-
Autor(es): dc.contributor.authorAMARAL, Edenia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T03:12:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T03:12:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-
identificador: dc.identifier.otherATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TENSOATIVOS E SANITIZANTES COM A PRODUÇÃO E USO DE SABÕES E DESINFETANTESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117879-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho, apresentamos uma Sequência Didática (SD) com aplicação de atividades experimentais usando para isso o tema da produção e uso de sabões e desinfetantes, para abordar o conceito de tensoativos e sanitizantes no ensino de química na EJA (Educação de Jovens e Adultos) buscando aproximar a química do cotidiano destes alunos, e tornar a aprendizagem de química significativa para este público. O nosso objetivo é analisar contribuições e limitações de atividades experimentais para a compreensão do conceito químico de tensoativos e sanitizantes por estudantes da Educação de Jovens e Adultos, usando uma sequência didática com produção e uso de sabões e desinfetantes na sala de aula. Com isso, visamos também instigar do ponto de vista pedagógico contribuições para as discussões sobre o ensino de Química na EJA, modalidade de ensino amparada por lei, que tem como obrigatória a inclusão no processo de ensino dessa ciência da natureza tão importante. Com base na Constituição Federal de 1988, a LDB e a BNCC para a EJA determina que essa modalidade seja entendida como um direito, uma vez que a educação é um bem real social e simbolicamente importante, que dá a esses indivíduos a oportunidade de estudar, aprender a ler, escrever e calcular, possibilitando uma formação ampla e integral de homens e mulheres. Entre as atividades para o ensino de química, diversos autores apontam para a importância de atividades experimentais em sala de aula, seja por possibilitar ao aluno o manuseio dos materiais que são usados para realizar tal tarefa, tornando-os ativos no processo de aprendizagem, ou por ajudar os estudantes a compreenderem, por meio da observação e discussão, a teoria estudada. Dessa forma, as atividades experimentais foram privilegiadas no desenho da SD, que foi aplicada em uma escola estadual na cidade de João Pessoa no estado da Paraíba em uma turma do Ciclo V (1º e 2º Ano do EM) e outra do Ciclo VI (3º Ano do EM) da EJA. A pesquisa envolveu um número aproximado de 30 estudantes, com uma faixa etária variada por se tratar da modalidade EJA. A coleta de dados foi realizada durante cinco encontros nos quais nós analisamos concepções prévias dos estudantes sobre tensoativos e sanitizantes, discutimos suas propriedades, realizamos atividades experimentais com produção de sabões e desinfetantes e finalizamos com uma culminância das aprendizagens alcançadas na SD a partir de discussão crítica sobre a produção, comercialização e uso de produtos de limpeza. Foi possível perceber que a SD se constituiu como uma boa estratégia de ensino e aprendizagem e alguns indicadores de alfabetização científica para os estudantes surgiram durante a análise das atividades, bem como contribuíram para aspectos do conhecimento químico-social relacionado a esta temática. Esperamos que esse trabalho contribua com pesquisas em ensino de Química para que os estudantes dessa modalidade de ensino possam atuar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,16 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química na EJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTensoativos e Sanitizantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática (SD)pt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TENSOATIVOS E SANITIZANTES COM A PRODUÇÃO E USO DE SABÕES E DESINFETANTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO / MESTRADOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons