PLATAFORMA COLABORATIVA GAMIFICADA PARA GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DAS ETAPAS DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFMG - OURO BRANCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Mateus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T20:33:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T20:33:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
identificador: dc.identifier.otherPlataforma PBCE do CEFET-MGpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117874-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional em face é uma abordagem pedagógica estratégica no formato de uma plataforma gamificada baseada no Moodle de apoio aos processos do Programa Bolsa de Complementação Educacional (PBCE). O aprendizado das etapas, documentos e processos que acontecem no programa é fundamental para sua boa condução. Ele é executado por estudantes da EPTNM e da graduação, sob orientação de um servidor Técnico Administrativo em Educação ou por um Docente. A carga acadêmica de atividades do estudante da educação profissional de nível médio (EPTNM) e da graduação, é grande e a organização dos estudos é muito importante. O estudante bolsista além da carga acadêmica, deve cumprir 20h semanais para execução do projeto que ele participa, o que pode causar desânimo no bolsista pela carga de trabalho extra atividades acadêmicas. Neste sentido, o produto educacional ajuda na organização e promove o engajamento do estudante no aprendizado dos processos e documentos usados no PBCE. Para isso foi criado um Jogo de Caça ao Tesouro, em forma de plataforma, usando recursos do Moodle e os plugins Block Games e Stash, por meio da qual o estudante figura como um pirata, que integra a tripulação de um navio. No jogo o estudante navega pelas fases do PBCE, ganhando pontos ao cumprir tarefas. A medida que vai conquistando pontos vai subindo de nível e colaborando para pontuação do seu navio (soma da pontuação dos tripulantes). Atinge êxito no jogo o estudante que recolhe na fase final o baú do tesouro, que se traduz no cumprimento de todas as etapas e processos do PBCE. Os elementos de jogos, como pontuação, desafios, progressão em níveis, feedback, recompensa, mantiveram os estudantes envolvidos e colaboraram para a melhoria da gestão e do aprendizado dos processos do PBCE.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2714pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Colaborativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titlePLATAFORMA COLABORATIVA GAMIFICADA PARA GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DAS ETAPAS DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePratica de Ensino Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Jogos

Arquivos associados:
Plataforma PBCE do CEFET-MG.pdfPLATAFORMA COLABORATIVA GAMIFICADA PARA GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DAS ETAPAS DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL2,71 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1117874/2/Plataforma PBCE do CEFET-MG.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons