Educação geológica: um desafio para as gerações futuras

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pampa - Unipampapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Cristiane Heredia-
Autor(es): dc.contributor.authorHansen, Marco Antonio Fontoura-
Autor(es): dc.contributor.authorGregory, Tiago Rafael-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Márcio André Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorViçazzi, Arthur Pedroso-
Autor(es): dc.contributor.authorSperandio, Diogo Gabriel-
Autor(es): dc.contributor.authorBatistelli, Felipe Augusto Dell Zotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-28T17:09:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-28T17:09:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-28-
identificador: dc.identifier.otherEducação geológica: um desafio para as gerações futuraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081712-
Resumo: dc.description.abstractO livro intitulado Educação Geológica: um desafio para as gerações futuras, apresentado por professores, pesquisadores e estudantes do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, traz uma abordagem em linguagem acessível e sintética, atuando como ferramenta de divulgação das Geociências no Ensino Básico. A obra está dividida em três capítulos principais: 1. Por que estudar Geologia? 2. A Terra como um sistema dinâmico 3. Os desafios para o Ensino de Geociências na Educação Básica No primeiro capítulo, são apresentadas as diversas ciências e os campos de atuação profissional relacionados à formação e prática do Geólogo ou Geocientista. O segundo capítulo trata dos minerais, oriundos de elementos ou compostos químicos, como essenciais na formação dos três grandes grupos de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares, os quais se subdividem em subgrupos. O capítulo aborda ainda o ciclo das rochas, com processos como erosão, transporte, deposição e fusão, dentro da dinâmica do planeta Terra. Busca compreender as relações exógenas, envolvendo a Litosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Criosfera, bem como as endógenas, que incluem o núcleo interno e externo, o manto inferior e superior e a astenosfera, estruturas responsáveis pelas forças propulsoras que movimentam as placas tectônicas. Toda essa dinâmica interna e externa resulta em movimentos crustais, como terremotos, maremotos e vulcanismo, implicando em modificações ambientais. O capítulo também apresenta as divisões básicas da escala geológica do tempo, associadas aos seres que habitaram a Terra e deixaram seus registros em forma de fósseis e outros vestígios. O terceiro capítulo reforça a importância do apoio nos processos de ensino-aprendizagem, com ênfase nas Ciências da Terra, destacando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como estratégia eficaz para o ensino dessas temáticas. Trata-se de um livro com uma ampla coletânea de figuras autoexplicativas e textos curtos, que facilitam a compreensão sobre o planeta em que vivemos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.794kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeociênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExtensãopt_BR
Título: dc.titleEducação geológica: um desafio para as gerações futuraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGeologia - Rede de Saberes Articulando Ciência, Criatividade e Imaginação - Rede SACCIpt_BR
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