SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: IMPACTOS NO PÓS- PANDEMIA EM CONTEXTO ESCOLAR (2020-2023)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Gilberto Lucio Russo de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-28T14:39:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-28T14:39:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherSAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: IMPACTOS NO PÓSPANDEMIA EM CONTEXTO ESCOLAR (2020-2023)pt_BR
identificador: dc.identifier.otherSAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: IMPACTOS NO PÓSPANDEMIA EM CONTEXTO ESCOLAR (2020-2023)-textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081709-
Resumo: dc.description.abstractCom o propósito de atender os requisitos do Mestrado Profissional em Ensino de História, investigou-se os impactos da pandemia para a saúde mental dos professores de História no tempo presente. A escola não pode negligenciar a temática, saúde mental. A prevenção e a divulgação da saúde mental estão previstas na Constituição Federal de 1988, que também considera a escola como um lugar propício para estas questões. Ela é acessível à comunidade, além de ser lugar de acolhimento para alunos e família. Para elaboração da pesquisa foi analisado artigos científicos que relacionam professores com o contexto da pandemia, permitindo diálogos entre entrevistas aos professores-alunos do programa ProfHistória das turmas 2020, 2022 e 2023 da UFRJ, mediante um formulário pelo Google Forms. As perguntas investigam os impactos da pandemia no ensino de História, as indagações abordaram temas como cargas de trabalho excessivas, pressões por parte da direção da escola, impactos do ensino remoto emergencial, dificuldades sobre o uso das novas tecnologias, uso de celulares dentro de sala de aula por parte dos estudantes, ajuda e suporte profissional no pós-pandemia, entre outras questões. Na conclusão das entrevistas, foi aberta aos participantes que relatassem suas experiências vividas durante a pandemia ou pós-pandemia. As respostas versaram entre o aumento de crise de ansiedade no pós-pandemia, como professores sendo únicos canais entre a escola, os estudantes e família durante a pandemia. A presente pesquisa também traz um guia de saúde mental para os professores de História como uma proposição didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent427 KB/113KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Saúde mental docente; Pandemia; Ensino remoto; Covid-19.pt_BR
Título: dc.titleSAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: IMPACTOS NO PÓS- PANDEMIA EM CONTEXTO ESCOLAR (2020-2023)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons