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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsocio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pontes, Yara Maria Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-28T13:07:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-28T13:07:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Yara_Mariavieira Pontes_Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081708 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente texto trata de uma pesquisa sobre os impactos da menstruação e da política de combate à pobreza menstrual entre as jovens da EEEP Monsenhor Waldir Lopes de Castro, em Marco-CE. A lei nº 17.574/2021 é uma política que garante a entrega de absorventes e a garantia da dignidade menstrual nas escolas de Ensino Médio do estado do Ceará. Em primeiro momento, trago embasamento teórico sobre gênero e sexualidade e sobre como o currículo escolar é organizado para a abordagem desses temas, apresento ainda a questão e a política de assistência menstrual fora e dentro da escola. Como referências, são utilizados autores como Bourdieu (1998), Louro (1998), Beauvoir (1949, Dorlin (2021), Butler (2018) e os documentos oficiais BNCC, DCRC, DCNEM, UNFPA e UNICEF, entre outros. Realizo delineamento qualitativo a partir de observações do campo pesquisado, uma metodologia conhecida como Observação Vivencial, inspirada em Marinho (2020), a partir de narrativas e diálogos realizados com as estudantes, proporcionados pelo cotidiano como professora do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT). A escuta de meninas em torno de situações vivenciadas com a menstruação, entrevistas com as estudantes para o monitoramento dos impactos da menstruação nas suas vidas e realização de oficinas foram algumas das técnicas utilizadas na pesquisa que teve como desdobramento a construção do Projeto Arte e Menstruação que consistiu na construção de esquetes teatrais relacionadas à garantia da dignidade menstrual no ambiente escolar. Os resultados do trabalho podem contribuir com o fazer pedagógico nas escolas atrelado à abordagem de gênero e sexualidade, menstruação, saúde da mulher, protagonismo juvenil como ferramenta emancipatória de sujeitos políticos para propiciar mecanismos de educação entre pares, na garantia de direitos sociais e de cidadania, pois foi verificado que houve na escola campo de pesquisa uma sensibilização sobre os mecanismos de garantia da dignidade menstrual das estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,8 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza Menstrual; Dignidade Menstrual; Gênero; Sexualidade; Políticas Públicas. | pt_BR |
| Título: dc.title | A MENSTRUAÇÃO E A POLÍTICA DE COMBATE À POBREZA MENSTRUAL NO CODITIANO ESCOLAR DAS JOVENS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MARCO-CE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO_Final_YARA_MARIA_VIEIRA_PONTES-2.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081708/2/DISSERTAÇÃO_Final_YARA_MARIA_VIEIRA_PONTES-2.pdfDownload |
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