A MENSTRUAÇÃO E A POLÍTICA DE COMBATE À POBREZA MENSTRUAL NO CODITIANO ESCOLAR DAS JOVENS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MARCO-CE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPontes, Yara Maria Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-28T13:07:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-28T13:07:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-28-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Yara_Mariavieira Pontes_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081708-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto trata de uma pesquisa sobre os impactos da menstruação e da política de combate à pobreza menstrual entre as jovens da EEEP Monsenhor Waldir Lopes de Castro, em Marco-CE. A lei nº 17.574/2021 é uma política que garante a entrega de absorventes e a garantia da dignidade menstrual nas escolas de Ensino Médio do estado do Ceará. Em primeiro momento, trago embasamento teórico sobre gênero e sexualidade e sobre como o currículo escolar é organizado para a abordagem desses temas, apresento ainda a questão e a política de assistência menstrual fora e dentro da escola. Como referências, são utilizados autores como Bourdieu (1998), Louro (1998), Beauvoir (1949, Dorlin (2021), Butler (2018) e os documentos oficiais BNCC, DCRC, DCNEM, UNFPA e UNICEF, entre outros. Realizo delineamento qualitativo a partir de observações do campo pesquisado, uma metodologia conhecida como Observação Vivencial, inspirada em Marinho (2020), a partir de narrativas e diálogos realizados com as estudantes, proporcionados pelo cotidiano como professora do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT). A escuta de meninas em torno de situações vivenciadas com a menstruação, entrevistas com as estudantes para o monitoramento dos impactos da menstruação nas suas vidas e realização de oficinas foram algumas das técnicas utilizadas na pesquisa que teve como desdobramento a construção do Projeto Arte e Menstruação que consistiu na construção de esquetes teatrais relacionadas à garantia da dignidade menstrual no ambiente escolar. Os resultados do trabalho podem contribuir com o fazer pedagógico nas escolas atrelado à abordagem de gênero e sexualidade, menstruação, saúde da mulher, protagonismo juvenil como ferramenta emancipatória de sujeitos políticos para propiciar mecanismos de educação entre pares, na garantia de direitos sociais e de cidadania, pois foi verificado que houve na escola campo de pesquisa uma sensibilização sobre os mecanismos de garantia da dignidade menstrual das estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,8pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPobreza Menstrual; Dignidade Menstrual; Gênero; Sexualidade; Políticas Públicas.pt_BR
Título: dc.titleA MENSTRUAÇÃO E A POLÍTICA DE COMBATE À POBREZA MENSTRUAL NO CODITIANO ESCOLAR DAS JOVENS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MARCO-CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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