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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, SILVANA MARIA APARECIDA VIANA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FRANQUEIRA, ALBERTO DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VIANA, SILVANETE CRISTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-27T21:39:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-27T21:39:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO ENTRE A INOVAÇÃO E A PRÁTICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081127 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Vivemos em uma era marcada por transformações tecnológicas aceleradas que impactam diretamente todos os aspectos da vida social, econômica e cultural. No campo educacional, essas mudanças impõem novos desafios e possibilidades à prática pedagógica, exigindo uma reflexão crítica e constante sobre o papel das tecnologias digitais na construção do conhecimento, no desenvolvimento de competências e no fortalecimento do protagonismo estudantil. É nesse contexto que se insere o livro "Tecnologias Digitais e Educação: Entre a Inovação e a Prática Pedagógica", uma obra que reúne diversos olhares e experiências sobre o uso das tecnologias no ambiente escolar. A obra está organizada em capítulos que exploram temas fundamentais como a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no desempenho dos alunos, a formação docente para o uso pedagógico das ferramentas digitais, os desafios enfrentados frente à resistência à inovação, e as diversas manifestações da cultura digital nas escolas. Tais discussões são urgentes, sobretudo diante da necessidade de repensar metodologias, espaços de aprendizagem e formas de interação no contexto da educação contemporânea. A inclusão das TICs no cotidiano escolar demanda não apenas infraestrutura adequada, mas também uma transformação cultural e pedagógica. Nesse sentido, capítulos como “A formação docente para o uso da linguagem tecnológica”, “Formação docente e cultura digital no repensar do uso das TICs” e “O professor como curador de ferramentas digitais nas escolhas conscientes e críticas” apontam para a necessidade de preparar os educadores para um uso crítico, reflexivo e eficiente das tecnologias. A atuação docente, mais do que operacionalizar ferramentas, precisa ser orientada por uma compreensão ética e pedagógica das possibilidades e dos limites que o digital impõe à prática educativa. Além disso, é preciso considerar os desafios contemporâneos que envolvem segurança e ética no uso das tecnologias. Capítulos como “Segurança digital no ambiente escolar entre formação e prevenção”, “Fake news e desinformação” e “Educação em tempos de vigilância digital” abordam aspectos cruciais para a formação de sujeitos críticos e conscientes de seus direitos e responsabilidades no ambiente digital. A escola, como espaço de formação integral, deve estar atenta às ameaças do mundo digital, incluindo a propagação de desinformações e a crescente vigilância sobre dados pessoais, que exigem políticas e práticas educativas bem estruturadas. O livro também discute novas estratégias metodológicas que favorecem o engajamento e a aprendizagem ativa dos estudantes. Capítulos como “Gamificação como estratégia de engajamento em sala de aula”, “Ambientes virtuais de aprendizagem”, “Tecnologias e metodologias ativas” e “Aprendizagem entre pares para a construção do conhecimento no ensino híbrido” apontam para o potencial das tecnologias como aliadas na construção de experiências educacionais mais dinâmicas, colaborativas e significativas. Essas abordagens indicam caminhos possíveis para integrar inovação e prática pedagógica de forma equilibrada, favorecendo a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Outra vertente abordada na obra refere-se ao impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil e na formação cognitiva dos alunos. Temas como “Screenagers em sala de aula e os desafios para a prática docente”, “Neurociência na educação infantil” e “Neurociência, educação e tecnologia” ampliam o debate sobre os efeitos das tecnologias no cérebro em formação e nos hábitos de atenção, memorização e concentração. Ao considerar os achados da neurociência, os capítulos reforçam a importância de um uso consciente e equilibrado das tecnologias digitais, que leve em conta não apenas a inovação, mas também o bem-estar e o desenvolvimento pleno dos estudantes. Por fim, o livro problematiza questões estruturais e contextuais relacionadas ao uso das tecnologias no ambiente escolar, como a resistência à inovação e os limites das práticas online. Capítulos como “Resistência à inovação”, “Limites e possibilidades das práticas escolares online na educação digital e seus riscos emergentes”, e “O papel do gestor educacional e o ambiente e-learning” contribuem para um olhar mais crítico sobre a implementação de recursos digitais na escola. Eles destacam que, embora o discurso da inovação esteja amplamente disseminado, é necessário considerar aspectos como desigualdade de acesso, cultura organizacional, apoio institucional e formação continuada para garantir que as tecnologias, de fato, contribuam para a melhoria da qualidade da educação. Assim, este livro propõe-se a ser um espaço de reflexão, diálogo e construção coletiva de saberes sobre o uso das tecnologias digitais na educação. Ao reunir diferentes perspectivas, experiências e campos de estudo, busca-se compreender a complexidade envolvida na integração do digital ao cotidiano escolar, sem perder de vista a centralidade da prática pedagógica e o compromisso com uma educação humanizadora, crítica e transformadora. Mais do que respostas prontas, a obra convida educadores, gestores, pesquisadores e estudantes a pensarem juntos os caminhos possíveis para uma educação que saiba dialogar com o presente, sem abrir mão de seus princípios éticos e pedagógicos. Em um tempo em que as tecnologias ocupam um lugar cada vez mais central na vida humana, pensar sua presença na escola é também pensar sobre que tipo de sociedade queremos construir. E esse é um debate que precisa, necessariamente, passar pela educação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3461 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | tecnologias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | neurociência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | professor | pt_BR |
| Título: dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: ENTRE A INOVAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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