Manual de práticas interdisciplinares para alfabetização de pré-adolescentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marinez da Consolação Saraiva-
Autor(es): dc.contributor.authorPassos, Caroline Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-26T18:41:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-26T18:41:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Manual das Práticas Interdisciplinares para Alfabetização de Pré-Adolescentes.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081114-
Resumo: dc.description.abstractA alfabetização de alunos do Ensino Fundamental II- EF II que ainda não dominam as habilidades básicas de leitura e escrita, constitui-se em um desafio educacional significativo que requer intervenções específicas e interdisciplinares para que a alfabetização não consolidada no tempo certo, possa acontecer para estes alunos, por meio de práticas vivenciadas em seu dia a dia e que seja instrumento do processo de ensino e aprendizagem. Argumentamos que o desenvolvimento de produtos educacionais direcionados às necessidades desse público é essencial para superar as barreiras de aprendizagem e promover a inclusão social e acadêmica desses estudantes, de preferência em um espaço destinado a este fim! Os dados de pesquisas educacionais que foram utilizadas na dissertação indicam que um contingente considerável de alunos matriculados entre o 6o e o 9o anos do EF II enfrentam dificuldades críticas em leitura e escrita, em interpretação e escrita e em raciocínio lógico-matemático, dentre outras habilidades e competências não consolidadas no Ensino Fundamental I. Essa realidade não apenas compromete o desempenho escolar, mas também reduz significativamente as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, é fundamental que as escolas, professores e gestores adotem materiais e metodologias inovadoras que atendam às necessidades cognitivas e emocionais desse grupo. Desta forma, um produto educacional voltado para a alfabetização de pré- adolescentes do EF II por meio de práticas interdisciplinares, elaborados pela pesquisadora e os demais ancorados em sugestões dos professores da Rede Municipal de Viçosa, MG que foram sujeitos da pesquisa representa uma solução significativa e inclusiva, devendo ser pautado em princípios que promovam a aprendizagem significativa, diversificada, interativa e individualizada. Esses aspectos garantem que o ensino não seja apenas conteudista, mas também conectado às experiências e à realidade dos estudantes. Além disso, é necessário considerar estratégias pedagógicas que respeitem o ritmo de cada aluno e valorizem suas potencialidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent60,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNumeramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização não consolidadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação docentept_BR
Título: dc.titleManual de práticas interdisciplinares para alfabetização de pré-adolescentespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons