Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Marinez da Consolação Saraiva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Passos, Caroline Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-26T18:41:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-26T18:41:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Manual das Práticas Interdisciplinares para Alfabetização de Pré-Adolescentes.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081114 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A alfabetização de alunos do Ensino Fundamental II- EF II que ainda não dominam as habilidades básicas de leitura e escrita, constitui-se em um desafio educacional significativo que requer intervenções específicas e interdisciplinares para que a alfabetização não consolidada no tempo certo, possa acontecer para estes alunos, por meio de práticas vivenciadas em seu dia a dia e que seja instrumento do processo de ensino e aprendizagem. Argumentamos que o desenvolvimento de produtos educacionais direcionados às necessidades desse público é essencial para superar as barreiras de aprendizagem e promover a inclusão social e acadêmica desses estudantes, de preferência em um espaço destinado a este fim! Os dados de pesquisas educacionais que foram utilizadas na dissertação indicam que um contingente considerável de alunos matriculados entre o 6o e o 9o anos do EF II enfrentam dificuldades críticas em leitura e escrita, em interpretação e escrita e em raciocínio lógico-matemático, dentre outras habilidades e competências não consolidadas no Ensino Fundamental I. Essa realidade não apenas compromete o desempenho escolar, mas também reduz significativamente as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, é fundamental que as escolas, professores e gestores adotem materiais e metodologias inovadoras que atendam às necessidades cognitivas e emocionais desse grupo. Desta forma, um produto educacional voltado para a alfabetização de pré- adolescentes do EF II por meio de práticas interdisciplinares, elaborados pela pesquisadora e os demais ancorados em sugestões dos professores da Rede Municipal de Viçosa, MG que foram sujeitos da pesquisa representa uma solução significativa e inclusiva, devendo ser pautado em princípios que promovam a aprendizagem significativa, diversificada, interativa e individualizada. Esses aspectos garantem que o ensino não seja apenas conteudista, mas também conectado às experiências e à realidade dos estudantes. Além disso, é necessário considerar estratégias pedagógicas que respeitem o ritmo de cada aluno e valorizem suas potencialidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 60,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Numeramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização não consolidada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação docente | pt_BR |
Título: dc.title | Manual de práticas interdisciplinares para alfabetização de pré-adolescentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons