
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vidal, Ray do Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-26T04:37:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-26T04:37:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TDAH e Geometria | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081108 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho propõe-se a investigar as práticas pedagógicas implementadas pela Universidade Federal da Paraíba voltadas ao ensino de geometria para estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A escolha do tema apoia-se na elevada ocorrência do TDAH em idade escolar e na escassez de investigações específicas que articulem esse diagnóstico às exigências cognitivas da geometria, nomeadamente percepção espacial, raciocínio lógico e manutenção da atenção, buscando, assim, suprir lacunas teóricas e oferecer subsídios aplicáveis à educação inclusiva na escola básica. Adotou-se um desenho de pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, combinando um estudo de caso com revisão bibliográfica. O estudo de caso foi desenvolvido em uma turma do 6.º ano de uma escola em Mataraca (PB), com sete alunos diagnosticados com TDAH; a revisão recobriu 21 obras publicadas entre 2002 e 2025. Foram elaboradas e implementadas adaptações nos materiais manipuláveis Tangram e Geoplano, em versões físicas e digitais. Os resultados indicam que as adaptações favoreceram a manutenção da atenção sustentada, aumentaram a agilidade nas respostas e auxiliaram na formação de esquemas mentais relativos a conceitos geométricos. Reconhecem-se, contudo, limitações importantes: amostra reduzida e contexto único que restringem a extrapolação dos achados. Recomenda-se, para futuras investigações, ampliar o número de participantes, incluir delineamentos com grupos-controle e experimentar novas ferramentas tecnológicas e dinâmicas colaborativas, de modo a consolidar e validar práticas inclusivas eficazes para o ensino de geometria a alunos com TDAH. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 320 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade | pt_BR |
| Título: dc.title | OS MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE APRENDEREM GEOMETRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Licenciatura Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TDAH e Geometria.pdf | 318,12 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081108/2/TDAH e Geometria.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons