Neurociência na sala de aula: contribuições para a formação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosado, Bruno Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorCatão, Vinícius Catão de Assis Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-26T19:00:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-26T19:00:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-25-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Bruno.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081096-
Resumo: dc.description.abstractEste material é fruto da dissertação intitulada Repercussões dos saberes sobre Neurociência e Educação na formação de licenciandos na área de Ciências da Natureza. A pesquisa teve como um dos principais objetivos analisar as contribuições da disciplina Neurodidática: Bases Biológicas da Aprendizagem, ofertada para um grupo de licenciandos oriundos de diversos cursos da Universidade Federal de Viçosa. Com base na proposta da disciplina e nos dados obtidos por meio das entrevistas com os alunos, este material foi desenvolvido buscando auxiliar na compreensão dos conteúdos da ementa, bem como aprofundar discussões que não puderam ser exploradas nas aulas devido a limitação de tempo. Para alcançar esse propósito, foi realizada uma revisão de materiais de divulgação científica sobre os principais temas abordados, além da elaboração de textos que buscam facilitar a compreensão dos tópicos mais relevantes para a formação docente. Adicionalmente, este material formativo também pretende divulgar conteúdos relacionados às neurociências, todos eles presentes em diferentes plataformas, ampliando o acesso a este tema para professores em formação inicial ou continuada que se interessem pela temática. Esperamos que seja um estudo agradável, catalisado por múltiplas vozes que nos conduzem a desvendar parte dos mistérios que perpassam os processos de ensino e aprendizagem. Ao entendermos como se aprende, poderemos estar aptos a aprimorar o modo como se ensina. Este parece ser algo desafiador, mas necessário para nós educadores. O convite está feito. Sigam em frente, na esperança de que esta leitura possa trazer boas ideias e muito aprendizado sobre a interface da Neurociência com a Educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Neurocientíficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Ciências e Matemáticapt_BR
Título: dc.titleNeurociência na sala de aula: contribuições para a formação docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons