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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Martins (Org), Rosa Elisabete Militz Wypyczynski | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Francisco (Org), Adilson de Angelo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carminati (Org), Celso João | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T15:56:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T15:56:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Conectando Saberes e Experiências | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081087 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro, Conectando saberes e experiências: trajetórias e vivências nos Estágios Curriculares Supervisionados na FAED/UDESC, organizado por inciativa da Direção de Ensino do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), reúne artigos e relatos de experiências realizadas nos espaços dos estágios curriculares supervisionados da FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). No Centro de Ciências Humanas e da Educação, temos quatro cursos de Graduação – Geografia Licenciatura e Bacharelado, História Licenciatura e Bacharelado, Pedagogia Licenciatura e Biblioteconomia Bacharelado. O Estágio Curricular Supervisionado é um componente curricular desses cursos de formação inicial, que possibilita o desenvolvimento teórico-prático dos conhecimentos adquiridos no percurso formativo e resulta na produção de conhecimentos fundamentais na construção da identidade profissional. Trata-se, portanto, de um campo de conhecimento que permite a articulação entre a universidade e o mercado de trabalho. Desse modo, socializar o que é desenvolvido nesses espaços formativos é um compromisso que assumimos com as comunidades interna e externa da FAED. A coletânea aqui apresentada é uma forma de apresentar ao público esse trabalho, por meio de artigos e relatos de experiências que exploram diversas perspectivas e reflexões sobre as atividades realizadas durante os Estágios. Nesses relatos, destaca-se a importância da integração entre teoria e prática na formação de futuros professores, professoras e profissionais da Biblioteconomia. O primeiro artigo, intitulado Relato de experiência do Estágio Curricular obrigatório na Biblioteca Pública de Santa Catarina, com autoria de Ana Laura Garbin Brati, Ketry Gorete Farias dos Passos e Cleonisse Inês Schmitt, relata a experiência vivenciada durante o Estágio, com destaque para os principais aprendizados e contribuições para a formação profissional. A Biblioteca Pública de Santa Catarina, localizada em Florianópolis, tem o compromisso de conservar e promover a memória cultural do estado catarinense e incentivar a leitura e a escrita na comunidade em que se insere. O estágio foi desenvolvido no período de agosto a novembro de 2023, totalizando 200 horas práticas. As atividades englobaram diversos setores da Biblioteca Pública e envolveram práticas bibliotecárias fundamentais, explorando os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica. Evidencia-se, nesse relato, a realização de tarefas rotineiras, tais como, organização do acervo, atendimento ao público, auxílio em pesquisas, catalogação e participação nos projetos, eventos e exposições realizados pela Biblioteca. Gabriel Corrêa Leal, Isabela da Silva Vaz de Lima e Ana Paula Nunes Chaves, com o artigo Lúdico na formação de professores de Geografia: uma proposta de jogo no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – SC, descrevem as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, da UDESC, realizado no primeiro semestre de 2024. A metodologia adotada pelo autor e pelas autoras incluiu a elaboração de um jogo de tabuleiro como atividade avaliativa da disciplina de estágio, explorando os diversos ambientes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST), dentre eles, fauna, flora e centro de visitantes. O artigo Imperialismo estadunidense na América Latina: consciência histórica latino-americana e anti-imperialista em duas turmas do 1º ano do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFSC, escrito por Adailton Pires Costa, analisa a compreensão da experiência temporal de estudantes de Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC sobre o imperialismo estadunidense na América Latina e como essa compreensão orienta as ações desses estudantes perante os problemas da sociedade contemporânea em que vivem. A pesquisa amparou-se nos conceitos substantivos de imperialismo e anti-imperialismo e partiu do questionamento sobre qual é a consciência histórica dos estudantes brasileiros do 1º ano do Ensino Médio sobre a história do imperialismo estadunidense na América Latina. Caroline Kern, com o artigo Entre possibilidades e desafios: o estágio na formação de professores e a inclusão educacional de Pessoas com Deficiência”, relata experiências sobre o acompanhamento e a orientação do Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Pedagogia da FAED, realizado nos primeiros anos do ensino fundamental. Kern evidencia a importância de se compreender o estágio como campo da práxis, ou seja, da indissociabilidade da teoria e da prática, pois, “[...] Para Marx, práxis é a atitude (teórico-prática) humana de transformação da natureza e da sociedade”. Nesse sentido, se a educação se ocupa das práticas sociais nos diferentes contextos da sociedade, a escola como fundamento e expressão de determinada sociedade é, também, lugar da práxis (transformação). Com o artigo Estágio na escola de Educação Básica Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, Rafael Daniel da Silva, Ketry Gorete Farias dos Passos e Marchelly Pereira Porto relatam o processo de Estágio Curricular Obrigatório supervisionado executado nessa escola e destacam as mudanças ocorridas antes e depois da revitalização da biblioteca, que havia sido desativada no ano de 2020. Ao apresentarem as melhorias implementadas e as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, autor e autoras evidenciam a importância desse ambiente de leitura e conhecimento na escola. Após o início das atividades de estágio, com a reestruturação da biblioteca, houve aumento significativo na procura pelo espaço, resultando na lotação máxima nos períodos de intervalo (recreio). A popularidade desse ambiente demonstra que, mesmo na era digital, a biblioteca é fundamental para a vida escolar dos alunos. O artigo Experiências do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia na Educação de Jovens, Adultos e Idosos do município de Florianópolis - SC, com autoria de Deise Camila da Silva Alves, Fabiana Waldow de Amorim, Luciane Mara de Castilhos e Tamara de Castro Régis, dialoga a respeito das experiências vivenciadas pelas autoras enquanto estagiárias do curso de licenciatura em Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Núcleo Sul I, de Florianópolis. Nesse relato, são discutidas as características da EJA na Rede Municipal de Ensino, bem como os elementos indispensáveis nos processos de ensino-aprendizagem nessa modalidade, além de compartilhar os resultados de uma prática de ensino sobre “Eventos climáticos e refugiados do clima” proposta durante a vivência de estágio. Essa escrita vem desse tempo-espaço do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, realizado no primeiro semestre de 2024, no campo da EJA, um tempo de imersão, observação, escuta, diálogo, planejamento, intervenção e reflexão que se desdobra da experiência inicial de docência e alça voos a partir do compartilhamento do que foi vivido. Thiago Machado Póvoas, com o artigo O uso de imagens no ensino de História: fontes imagéticas da pré-história brasileira, analisa a experiência de docência vinculada à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III do curso de Graduação em História (licenciatura) da UDESC, sob a orientação da Profa. Dra. Luciana Rossato. O estágio foi desenvolvido com a turma 6A do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a supervisão da Profa. Dra. Glaucia Dias da Costa. Nesse estágio, o autor buscou verificar de que maneira o uso de imagens contribui para a aprendizagem histórica. Para isso, foram analisadas as produções realizadas em sala pelos estudantes, em diálogo com a pesquisa bibliográfica acerca de imagens, iconografia e didática da história. O artigo Relato de experiência do estágio curricular obrigatório na biblioteca do IFSC Campus Continente, escrito por Rafael Müller da Silva, Paulo Barros e Luciana Mara Silva, apresenta a experiência vivenciada na biblioteca do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis Continente. Autores e autora descrevem as atividades realizadas e o cotidiano do ambiente de informação como etapa de conclusão do Estágio Curricular obrigatório para a obtenção do título de bacharel em Biblioteconomia – habilitação em Gestão da Informação da FAED/UDESC. Destacam, também, nesse relato, os pontos fundamentais e relevantes para o desenvolvimento do estágio e os benefícios que essa etapa formativa proporciona aos estagiários. Camila Benatti Policastro e Ana Paula Nunes Chaves, com o artigo Docência no Estágio Curricular em Geografia: entre saberes e práticas no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, relatam as práticas de ensino e saberes didáticos movimentados em espaços não escolares, como o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST), a maior unidade de conservação do Estado de Santa Catarina. As ações realizadas no primeiro semestre de 2024 estão vinculadas ao Estágio de Docência, etapa obrigatória do curso de doutorado da pós-graduação, junto à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, da Graduação em Geografia da FAED/UDESC. As autoras ressaltam as potencialidades do estágio em espaços não escolares (supervisão, orientação de escrita, organização de aulas, entre outras) para a formação do futuro docente e apresentam os saberes curriculares investigados que resultaram nos materiais didáticos desenvolvidos pelos estagiários - audiovisual, livro Infantojuvenil, jogo de tabuleiro e cartazes. Com o artigo Relato de experiência de estágio supervisionado na Biblioteca Pública de Santa Catarina, Jéssica Carraro, Luciana Mara Silva e Cleonisse Inês Schmitt relatam as experiências vivenciadas durante os quatro meses de estágio na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) localizada na região central de Florianópolis, com amplo espaço e disponibilização de serviços que auxiliam os usuários a suprirem necessidades educativas, de lazer e de informação. Desse modo, o relato consiste no registro da meta principal, que foi viver a rotina da unidade de informação, que recebe número expressivo de visitantes diariamente e opera como um ponto acolhedor para a população de um modo geral. Os setores escolhidos para a realização das atividades foram: Serviço de referência (obras gerais e literatura); Recepção e Empréstimo; Setor Santa Catarina; Hemeroteca Digital Catarinense e Setor Infantojuvenil. O artigo O ecoar da terra: o estágio como experiência de desaceleração do tempo, escrito por Débora Steffen, Guilherme Abreu Machado, Letícia Della Vecchia Becker e Ana Maria Hoepers Preve, relata a experiência de produção de um material audiovisual apresentado na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III da Licenciatura em Geografia da FAED/UDESC. Esse estágio foi realizado em parceria com a equipe de Educação Ambiental do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A produção audiovisual resultante do estágio, intitulada O Ecoar da Terra”, teve como objetivo provocar uma discussão sobre tempo e espaço e a importância das pausas nos percursos espaciais, assim como, a exibição de um vídeo. As autoras Fernanda Gonçalves, Helenor de Sousa Paz e Manuella Sant’ana Juttel de Souza, com o artigo ‘De tanto ver, a gente banaliza o olhar’: uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil, propõem uma reflexão sobre o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil no âmbito do curso de Pedagogia da FAED/UDESC. Esse estágio, que teve como pressuposto o exercício do olhar sensível frente às experiências das crianças, é percebido pelas autoras como espaço formativo que demanda uma postura ética, observadora e que possibilita interpretar criticamente a realidade educativa. Estagiar na Educação Infantil é muito mais do que cumprir uma etapa curricular: é habitar intencionalmente um espaço formativo perpassado por complexidades. No artigo Estágio nos anos iniciais no curso de Pedagogia FAED/UDESC parcerias co-formativas com a rede municipal de educação de Florianópolis - SC, escrito por Mônica Teresinha Marçal e Roselaine Ripa, as autoras apresentam a caracterização do Estágio Curricular Supervisionado III, componente curricular que integra a 6ª fase do curso de Pedagogia da FAED/UDESC. Com foco nos anos iniciais do ensino fundamental, tal componente curricular tem como objetivo desenvolver o estágio de docência na perspectiva da práxis político-pedagógica, visando a atuação com ética, responsabilidade e compromisso nas escolas públicas que são campos de estágio. Finda esta apresentação, ensejamos que os artigos que compõem este livro possam criar movimentos e abrir outros caminhos para alargar pensamentos e potencializar a consolidação de uma Educação com qualidade, com justiça social e com o direito à aprendizagem de todos e de todas. ISBN 978-65-5388-320-8 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-320-8 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio curricular | pt_BR |
| Título: dc.title | Conectando Saberes e Experiências: trajetórias e vivências nos Estágios Curriculares Supervisionados na FAED/UDESC | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Conectando+Saberes+e+Experiências (1).pdf | Este livro, Conectando saberes e experiências: trajetórias e vivências nos Estágios Curriculares Supervisionados na FAED/UDESC, organizado por inciativa da Direção de Ensino do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), reúne artigos e relatos de experiências realizadas nos espaços dos estágios curriculares supervisionados da FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). | 4,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081087/1/Conectando+Saberes+e+Experiências (1).pdfDownload |
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