Educação: Reflexões sobre Abordagens, Desafios e Inovações para a Aprendizagem Significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMontenegro, Rúbia Kátia Azevedo-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Francisco Albertino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-25T14:03:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-25T14:03:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
identificador: dc.identifier.otherEducação Reflexões sobre Abordagens, Desafios e Inovações para a Aprendizagem Significativapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081077-
Resumo: dc.description.abstractO e-book Educação: Reflexões sobre Abordagens, Desafios e Inovações para a Aprendizagem Significativa reúne um conjunto expressivo de produções acadêmicas que dialogam com os múltiplos contextos e complexidades da educação contemporânea. Fruto de pesquisas, relatos de experiência e reflexões teóricas desenvolvidas por educadores, pesquisadores e licenciandos de diversas regiões do país, esta obra se configura como um espaço plural de vozes comprometidas com a transformação da prática educativa. Os textos que compõem esta coletânea convergem em torno de um objetivo comum: contribuir para a construção de uma escola mais democrática, inclusiva, crítica e dialógica, capaz de responder aos desafios emergentes do século XXI sem perder de vista o compromisso ético com a justiça social e a emancipação dos sujeitos. Ao abordar temas como formação docente, gestão democrática, tecnologias educacionais, educação ambiental, inclusão, metodologias ativas e protagonismo estudantil, os autores propõem caminhos inovadores e sensíveis às realidades escolares. Inspirados por referenciais teóricos sólidos e amparados por experiências práticas significativas, os artigos aqui reunidos evidenciam que a aprendizagem significativa se constrói na interseção entre saberes científicos, culturais e territoriais, valorizando a escuta, o diálogo e a contextualização como princípios norteadores do ensino. As contribuições aqui apresentadas reiteram que educar é um ato político e coletivo, que exige coragem para inovar, compromisso com a equidade e sensibilidade para com as múltiplas formas de aprender e ensinar. A Editora Inovar tem a honra de disponibilizar esta obra ao público acadêmico e profissional da educação, certos de que ela se tornará uma referência fecunda para a formação inicial e continuada de educadores, bem como para todos aqueles que acreditam na potência da escola como espaço de transformação. Finalizamos com frase de Clarice Lispector que traduz o anseio de tantos autores "Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome". ISBN 978-65-5388-315-4 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-315-4pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleEducação: Reflexões sobre Abordagens, Desafios e Inovações para a Aprendizagem Significativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Educação+Reflexões+sobre+Abordagens,+Desafios+e+Inovações+para+a+Aprendizagem+Significativa..pdfO e-book Educação: Reflexões sobre Abordagens, Desafios e Inovações para a Aprendizagem Significativa reúne um conjunto expressivo de produções acadêmicas que dialogam com os múltiplos contextos e complexidades da educação contemporânea. Fruto de pesquisas, relatos de experiência e reflexões teóricas desenvolvidas por educadores, pesquisadores e licenciandos de diversas regiões do país, esta obra se configura como um espaço plural de vozes comprometidas com a transformação da prática educativa.7.31 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1081077/1/Educação+Reflexões+sobre+Abordagens,+Desafios+e+Inovações+para+a+Aprendizagem+Significativa..pdfDownload