
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Francisco Albertino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T14:03:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T14:03:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação Reflexões sobre Abordagens, Desafios e Inovações para a Aprendizagem Significativa | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081077 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O e-book Educação: Reflexões sobre Abordagens, Desafios e Inovações para a Aprendizagem Significativa reúne um conjunto expressivo de produções acadêmicas que dialogam com os múltiplos contextos e complexidades da educação contemporânea. Fruto de pesquisas, relatos de experiência e reflexões teóricas desenvolvidas por educadores, pesquisadores e licenciandos de diversas regiões do país, esta obra se configura como um espaço plural de vozes comprometidas com a transformação da prática educativa. Os textos que compõem esta coletânea convergem em torno de um objetivo comum: contribuir para a construção de uma escola mais democrática, inclusiva, crítica e dialógica, capaz de responder aos desafios emergentes do século XXI sem perder de vista o compromisso ético com a justiça social e a emancipação dos sujeitos. Ao abordar temas como formação docente, gestão democrática, tecnologias educacionais, educação ambiental, inclusão, metodologias ativas e protagonismo estudantil, os autores propõem caminhos inovadores e sensíveis às realidades escolares. Inspirados por referenciais teóricos sólidos e amparados por experiências práticas significativas, os artigos aqui reunidos evidenciam que a aprendizagem significativa se constrói na interseção entre saberes científicos, culturais e territoriais, valorizando a escuta, o diálogo e a contextualização como princípios norteadores do ensino. As contribuições aqui apresentadas reiteram que educar é um ato político e coletivo, que exige coragem para inovar, compromisso com a equidade e sensibilidade para com as múltiplas formas de aprender e ensinar. A Editora Inovar tem a honra de disponibilizar esta obra ao público acadêmico e profissional da educação, certos de que ela se tornará uma referência fecunda para a formação inicial e continuada de educadores, bem como para todos aqueles que acreditam na potência da escola como espaço de transformação. Finalizamos com frase de Clarice Lispector que traduz o anseio de tantos autores "Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome". ISBN 978-65-5388-315-4 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-315-4 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação: Reflexões sobre Abordagens, Desafios e Inovações para a Aprendizagem Significativa | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Educação+Reflexões+sobre+Abordagens,+Desafios+e+Inovações+para+a+Aprendizagem+Significativa..pdf | O e-book Educação: Reflexões sobre Abordagens, Desafios e Inovações para a Aprendizagem Significativa reúne um conjunto expressivo de produções acadêmicas que dialogam com os múltiplos contextos e complexidades da educação contemporânea. Fruto de pesquisas, relatos de experiência e reflexões teóricas desenvolvidas por educadores, pesquisadores e licenciandos de diversas regiões do país, esta obra se configura como um espaço plural de vozes comprometidas com a transformação da prática educativa. | 7.31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081077/1/Educação+Reflexões+sobre+Abordagens,+Desafios+e+Inovações+para+a+Aprendizagem+Significativa..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: