Robótica Educacional: um guia didático para professores

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Autor(es): dc.contributorUnipampapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Mauro Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-25T00:05:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-25T00:05:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
identificador: dc.identifier.otherVolume 14 - Robótica Educacional.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081069-
Resumo: dc.description.abstractO conhecimento da engenharia é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de qualquer região. No entanto, a abordagem com esse contexto educacional deve ser iniciada bem antes de o jovem chegar ao curso de nível superior. Esta proposta baseia-se nos estudos apresentados nos últimos Cobenge, que mostraram a falta de engenheiros em quantidade, em comparação com outros países como Coreia do Sul, Irã e China, e também em relação a outras profissões no nosso próprio país. Ainda nesses eventos, foram apontados alguns caminhos que evidenciam a falta de incentivo ao jovem para ingressar na carreira de engenharia, pois este não possui contato prévio com a profissão, não tem acesso ao conhecimento da área e baseia-se apenas em teorias que associam ser bom em matemática a ser um bom engenheiro, o que o faz acreditar numa atividade profissional de extrema dificuldade, algo diretamente ligado ao contexto educacional do ensino brasileiro de Ciências Exatas, como mostram os resultados do PISA e do Enem. Nessa contextualização, perdem-se outras características necessárias ao engenheiro, tais como aponta o CREA: gestão, supervisão e coordenação; especificação, estudo e planejamento; assistência, assessoria e consultoria; desenvolvimento, ensino, experimentação e ensaios; operação e manutenção de equipamentos etc. Essas e outras atividades mostram que o profissional de engenharia deve ter capacidade inventiva, ser criativo, organizado e um líder com capacidade de transformar teoria em prática. Para criar uma alternativa a esse cenário e despertar o interesse pela área, as práticas aqui apresentadas usam a robótica educacional, com hardware e software livres, para estudar e verificar teorias de Física, Química, Matemática e Lógica. A metodologia utilizada é híbrida, integrando mão na massa e sala de aula invertida, onde os praticantes realizam as práticas primeiro, com poucas informações, para depois explorar os recursos e, por meio das modificações de sua montagem, aprender a teoria envolvida. Ou seja, o foco principal passa a ser a realização prática (montagem) de cada oficina de robótica, demonstrando aos aprendizes que eles podem desenvolver tecnologia a partir dos conhecimentos básicos que possuem desde o Ensino Médio, pois serão utilizados dispositivos (microcontroladores, sensores e transdutores) que trarão para a oficina (em ambiente virtual ou real) situações práticas envolvendo temperatura, luminosidade, corrente elétrica, telecomunicações, músicas em mp3 etc., a partir dos ensaios e experimentos que serão realizados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,6Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectrobótica educacional; educação para engenharia; educaçãopt_BR
Título: dc.titleRobótica Educacional: um guia didático para professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEngenharia de Telecomunicaçõespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineExtensão - Oficinas de Robótica Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Volume 14 - Robótica Educacional.pdfGuia de aplicação para oficinas de robótica educacional com Arduino3.69 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1081069/2/Volume 14 - Robótica Educacional.pdfDownload

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