
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Unipampa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Mauro Fonseca | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T00:05:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T00:05:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Volume 14 - Robótica Educacional.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081069 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O conhecimento da engenharia é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de qualquer região. No entanto, a abordagem com esse contexto educacional deve ser iniciada bem antes de o jovem chegar ao curso de nível superior. Esta proposta baseia-se nos estudos apresentados nos últimos Cobenge, que mostraram a falta de engenheiros em quantidade, em comparação com outros países como Coreia do Sul, Irã e China, e também em relação a outras profissões no nosso próprio país. Ainda nesses eventos, foram apontados alguns caminhos que evidenciam a falta de incentivo ao jovem para ingressar na carreira de engenharia, pois este não possui contato prévio com a profissão, não tem acesso ao conhecimento da área e baseia-se apenas em teorias que associam ser bom em matemática a ser um bom engenheiro, o que o faz acreditar numa atividade profissional de extrema dificuldade, algo diretamente ligado ao contexto educacional do ensino brasileiro de Ciências Exatas, como mostram os resultados do PISA e do Enem. Nessa contextualização, perdem-se outras características necessárias ao engenheiro, tais como aponta o CREA: gestão, supervisão e coordenação; especificação, estudo e planejamento; assistência, assessoria e consultoria; desenvolvimento, ensino, experimentação e ensaios; operação e manutenção de equipamentos etc. Essas e outras atividades mostram que o profissional de engenharia deve ter capacidade inventiva, ser criativo, organizado e um líder com capacidade de transformar teoria em prática. Para criar uma alternativa a esse cenário e despertar o interesse pela área, as práticas aqui apresentadas usam a robótica educacional, com hardware e software livres, para estudar e verificar teorias de Física, Química, Matemática e Lógica. A metodologia utilizada é híbrida, integrando mão na massa e sala de aula invertida, onde os praticantes realizam as práticas primeiro, com poucas informações, para depois explorar os recursos e, por meio das modificações de sua montagem, aprender a teoria envolvida. Ou seja, o foco principal passa a ser a realização prática (montagem) de cada oficina de robótica, demonstrando aos aprendizes que eles podem desenvolver tecnologia a partir dos conhecimentos básicos que possuem desde o Ensino Médio, pois serão utilizados dispositivos (microcontroladores, sensores e transdutores) que trarão para a oficina (em ambiente virtual ou real) situações práticas envolvendo temperatura, luminosidade, corrente elétrica, telecomunicações, músicas em mp3 etc., a partir dos ensaios e experimentos que serão realizados. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,6Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | robótica educacional; educação para engenharia; educação | pt_BR |
| Título: dc.title | Robótica Educacional: um guia didático para professores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Engenharia de Telecomunicações | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Extensão - Oficinas de Robótica Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Volume 14 - Robótica Educacional.pdf | Guia de aplicação para oficinas de robótica educacional com Arduino | 3.69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081069/2/Volume 14 - Robótica Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons