
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Martins (Org), Dayse Marinho | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva (Org), Luiz Carlos Rodrigues da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira (Org), Welton Vale | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T14:56:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T14:56:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Tecendo Saberes no Ensino de História | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081059 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A construção do conhecimento histórico na sala de aula é um processo dinâmico e essencial para a formação crítica dos estudantes. Diante dos desafios contemporâneos, torna-se cada vez mais necessário refletir sobre práticas pedagógicas inovadoras, abordagens interdisciplinares e o diálogo entre diferentes perspectivas no ensino de História. Assim, permite fortalecer o protagonismo docente e a inovação pedagógica, criando oportunidades para que os estudantes construam sentidos próprios e se reconheçam como sujeitos históricos. Trata-se de fomentar uma abordagem plural, crítica e interdisciplinar da prática docente, alinhada aos desafios contemporâneos da educação histórica. A obra “Tecendo Saberes no Ensino de História” engloba reflexões teóricas, relatos de experiência e propostas metodológicas que contribuam para o aprimoramento do ensino de História em diferentes níveis e contextos educacionais. A abordagem se pauta numa perspectiva interdisciplinar permitindo contemplar a interface da História com variadas áreas do conhecimento. Assim, contribui para ressignificar o ensino de História como um espaço de construção de identidades, memórias e cidadania e suscitar a práxis pedagógica crítica e reflexiva pela via da educação do senso histórico. ISBN 978-65-5388-323-9 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-323-9 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
| Título: dc.title | Tecendo Saberes no Ensino de História | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Tecendo Saberes no Ensino de História.pdf | A obra “Tecendo Saberes no Ensino de História” engloba reflexões teóricas, relatos de experiência e propostas metodológicas que contribuam para o aprimoramento do ensino de História em diferentes níveis e contextos educacionais. A abordagem se pauta numa perspectiva interdisciplinar permitindo contemplar a interface da História com variadas áreas do conhecimento. Assim, contribui para ressignificar o ensino de História como um espaço de construção de identidades, memórias e cidadania e suscitar a práxis pedagógica crítica e reflexiva pela via da educação do senso histórico. | 5,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1081059/1/Tecendo Saberes no Ensino de História.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: