
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Ivanilda Arsenio dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DIAS, MAYCON RODRIGUES DE OLIVEIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-25T13:42:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-25T13:42:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081054 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo explora o cenário contemporâneo das tecnologias emergentes na formação docente, analisando como inteligência artificial, metodologias ativas digitais e competências digitais estão transformando o desenvolvimento profissional de professores no século XXI. O objetivo é investigar as contribuições de quatro pensadores contemporâneos - Lilian Bacich, José Moran, Vani Kenski e Marcos Tarciso Masetto - para compreender os desafios e oportunidades da integração tecnológica na formação de educadores. A problemática central reside na necessidade urgente de repensar modelos formativos tradicionais diante da aceleração digital pós pandêmica. A justificativa fundamenta-se na lacuna entre competências digitais exigidas e a preparação efetiva dos professores para o uso pedagógico de tecnologias emergentes. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório, baseada em análise documental e revisão bibliográfica de estudos publicados entre 2017-2024. Os resultados indicam que a formação docente precisa evoluir de modelos transmissivos para abordagens dialógicas, colaborativas e centradas no desenvolvimento de competências digitais específicas. Conclui-se que as tecnologias emergentes não substituem o professor, mas exigem uma reconfiguração fundamental de seu papel como mediador, curador de conteúdo e facilitador de aprendizagens significativas. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | TECNOLOGIAS | pt_BR |
| Título: dc.title | TECNOLOGIAS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: