Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Abreu, Ridlav Augusto Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T18:16:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T18:16:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ridlav_Augusto Ferreira de Abreuu_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081022 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho trata de uma pesquisa sobre a abordagem das competências socioemocionais no currículo do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Fundamental Netinha Castelo, na cidade de Sobral – CE. Objetiva-se compreender como tem acontecido tal implementação curricular, considerando-se a própria pertinência desses saberes para a formação dos estudantes, as dificuldades encontradas por professores e experiências pedagógicas. Para tanto, a pesquisa se assenta em revisão de literatura, consultando autores como Abatti (2018), Silva (2018) e Manfré (2021), abordando o que são competências socioemocionais, sua participação no currículo escolar na Educação Básica, possíveis caminhos metodológicos. Os principais resultados foram saber se tal implementação está realmente alcançando os resultados previamente estabelecidos quando da implementação no currículo das competências socioemocionais. Tem-se um caminho pavimentado que não dispensa uma aprimoração contínua de organização e aperfeiçoamento pelo real enriquecimento formativo de nossos estudantes num contexto sociocultural, de forma cada vez mais preeminente, no que tange à abordagem da dimensão socioemocional. A dissertação subdivide-se em quatro capítulos, incluindo introdução e considerações finais. Na introdução desenvolvemos algumas considerações sobre a temática e seus meandros, sustentando a relevância do tema, os objetivos, justificativas e escolhas metodológicas. No segundo capítulo, contextualizamos as competências socioemocionais, sua origem e como elas chegam ao currículo da Educação Básica. No terceiro capítulo, debruçamo-nos sobre a escola propriamente dita, contextualizando-a histórica e sociologicamente, e, sobretudo, como as competências vêm sendo aplicadas na escola em apreço. No último capítulo, tecemos considerações acerca dos resultados da pesquisa, projetando perspectivas futuras e sugestões práticas relacionadas ao tema. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,5 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Competências Socioemocionais. Currículo Escolar. Ensino Fundamental. | pt_BR |
Título: dc.title | AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NETINHA CASTELO, SOBRAL – CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons