AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NETINHA CASTELO, SOBRAL – CE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbreu, Ridlav Augusto Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T18:16:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T18:16:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-22-
identificador: dc.identifier.otherRidlav_Augusto Ferreira de Abreuu_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1081022-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho trata de uma pesquisa sobre a abordagem das competências socioemocionais no currículo do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Fundamental Netinha Castelo, na cidade de Sobral – CE. Objetiva-se compreender como tem acontecido tal implementação curricular, considerando-se a própria pertinência desses saberes para a formação dos estudantes, as dificuldades encontradas por professores e experiências pedagógicas. Para tanto, a pesquisa se assenta em revisão de literatura, consultando autores como Abatti (2018), Silva (2018) e Manfré (2021), abordando o que são competências socioemocionais, sua participação no currículo escolar na Educação Básica, possíveis caminhos metodológicos. Os principais resultados foram saber se tal implementação está realmente alcançando os resultados previamente estabelecidos quando da implementação no currículo das competências socioemocionais. Tem-se um caminho pavimentado que não dispensa uma aprimoração contínua de organização e aperfeiçoamento pelo real enriquecimento formativo de nossos estudantes num contexto sociocultural, de forma cada vez mais preeminente, no que tange à abordagem da dimensão socioemocional. A dissertação subdivide-se em quatro capítulos, incluindo introdução e considerações finais. Na introdução desenvolvemos algumas considerações sobre a temática e seus meandros, sustentando a relevância do tema, os objetivos, justificativas e escolhas metodológicas. No segundo capítulo, contextualizamos as competências socioemocionais, sua origem e como elas chegam ao currículo da Educação Básica. No terceiro capítulo, debruçamo-nos sobre a escola propriamente dita, contextualizando-a histórica e sociologicamente, e, sobretudo, como as competências vêm sendo aplicadas na escola em apreço. No último capítulo, tecemos considerações acerca dos resultados da pesquisa, projetando perspectivas futuras e sugestões práticas relacionadas ao tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,5pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCompetências Socioemocionais. Currículo Escolar. Ensino Fundamental.pt_BR
Título: dc.titleAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NETINHA CASTELO, SOBRAL – CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons