A Evasão Escolar no Ensino Médio

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBatista da Silva, Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorBrandão Lapa, Andrea-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T20:46:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T20:46:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1286-
identificador: dc.identifier.otherAcessibilidade Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1079021-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho analisa as experiências e possibilidades de promoção da acessibilidade educacional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com base nas ações desenvolvidas por unidades como o Colégio de Aplicação, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), a Biblioteca Universitária (BU) e a Comissão Permanente de Acessibilidade Educacional (CAE). O problema de pesquisa parte da indagação sobre os avanços, desafios e perspectivas institucionais no campo da inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. O objetivo geral consiste em analisar as estratégias de acessibilidade adotadas pela UFSC, enquanto os objetivos específicos envolvem identificar ações implementadas, compreender os fundamentos legais e teóricos e refletir sobre os desafios enfrentados. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de legislações, publicações científicas e documentos institucionais. O referencial teórico se apoia em autores como Freire (1996), que destaca o compromisso ético da docência com a transformação da realidade; Candau (2008), que defende a educação em direitos humanos; Mantoan (2003), que questiona as lógicas excludentes da escola tradicional; Sassaki (2003), que propõe uma visão ampla de acessibilidade. Como resultados, observa-se que a UFSC apresenta avanços relevantes em termos de políticas institucionais e ações pedagógicas, mas ainda enfrenta desafios como a resistência atitudinal, a escassez de recursos humanos e a necessidade de adaptações curriculares contínuas. A universidade mostra-se, assim, em processo de consolidação de uma cultura institucional inclusiva, com possibilidades concretas de ampliação e fortalecimento de suas práticas acessíveis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent506 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes com Deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleA Evasão Escolar no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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