Era uma vez... identidades de gêneros sob olhares e narrativas infantis

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENDES, Patrícia Socorro Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T17:17:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T17:17:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-22-
identificador: dc.identifier.otherEra uma vez... identidades de gêneros sob olhares e narrativas infantispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1079015-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional associa-se à Dissertação intitulada “Leitura literária e construção de identidades por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, resultante de uma pesquisa vinculada ao curso de Mestrado Profissional, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB-Cepae-UFG). Ele se apresenta no formato de e-book, contemplando três oficinas literárias baseadas nas obras A pior princesa do mundo, de Anna Kemp (2013), Escola de príncipes encantados, de Eliandro Rocha (2015), e Tal pai, tal filho?, de Georgina Martins (2015); uma amostragem de contos escritos pelas crianças participantes da pesquisa de campo, após leitura e conversa sobre o livro A pior princesa do mundo; uma lista de “Direitos de Liberdades Individuais” propostos pelo mesmo grupo de crianças, a partir da leitura de Escola de príncipes encantados; e transcrições de falas e histórias contadas pelas próprias crianças durante as aulas sobre o livro Tal pai, tal filho?. A coletânea é fruto de uma pesquisa-ação realizada entre novembro e dezembro de 2023 com estudantes na faixa etária de 9-10 anos de idade, matriculados em uma escola da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Considerando a importância da construção da identidade e da ressignificação das relações de gêneros por parte da criança leitora, o projeto literário incluiu: a) Leitura em voz alta das três obras literárias pela professora pesquisadora; b) Rodas de conversa, encontros dialogados (gravados em áudio) sobre questões suscitadas durante a leitura das obras, motivadas por perguntas pré-elaboradas pela professora pesquisadora; c) Registros no formato pergunta (préelaborado pela pesquisadora) e resposta (escrita pelos/as participantes da pesquisa) – problematização dos valores retomados e contestados nas obras, relacionando narrativa e vida real da criança; d) Produção de textos e ilustrações feitas pelas crianças. A fundamentação teórica das atividades realizadas na pesquisa de campo, assim como das discussões feitas na Dissertação, são estudos de Andruetto (2017), Candido (2011), Compagnon (2009), Machado (2002, 2011), Bakhtin (1997), Louro (2002, 2014), Foucault (2014), Saffioti (2015), Butler (2023), entre outros. O trabalho realizado com as crianças permitiu confirmar a hipótese de que a leitura de determinadas narrativas literárias de recepção infantil, que dialogam com clássicos universais e convidam a uma revisão crítica de padrões e estereótipos ainda presentes na sociedade, além de cumprir função estética e humanizadora, pode contribuir para a ressignificação de concepções acerca de relações de gêneros, assim como para a construção de identidades na infância.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.190 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de identidades na infânciapt_BR
Título: dc.titleEra uma vez... identidades de gêneros sob olhares e narrativas infantispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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