Avaliação além dos números: Cartilha de Atividades Avaliativas Criativas em Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarinho, Diego-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Eulina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T14:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T14:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
identificador: dc.identifier.otherrecurso educacional_Diego.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001699-
Resumo: dc.description.abstractNosso Recurso Educacional consiste em uma cartilha composta por atividades avaliativas baseadas no conceito de insubordinação criativa, direcionada principalmente à professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, mas que pode perfeitamente ser utilizada por professores de outras disciplinas e em outras etapas da educação básica. A cartilha é composta por três atividades avaliativas diferentes das tradicionais, selecionadas por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre insubordinação criativa. Cada atividade possui roteiros e instruções claras, visando facilitar a aplicação das mesmas para os professores que assim desejarem. Cabe destacar que uma das atividades avaliativas foi detalhadamente registrada em nosso trabalho de pesquisa, disponibilizando um exemplo prático e contextualizado do uso da proposta em nossa dissertação. Outra atividade avaliativa da cartilha foi aplicada aos alunos em sala de aula por este professor, enriquecida assim com a integração de teoria e prática. E ainda, a terceira atividade que, embora ainda não experimentada em contextos reais, apresentou um potencial promissor e despertou em nós o desejo de compartilhar sua proposta. Esse material é recomendado para você educador, que assim como nós, deseja estimular a aprendizagem de seus alunos. Através de instrumentos avaliativos mais formativos e menos classificatórios, esperamos também contribuir para uma mudança de postura e melhora nos sentimentos dos alunos relacionados à disciplina de matemática e suas avaliações. Esse recurso educacional não só amplia as possibilidades de avaliação criativa na disciplina de matemática, como também contribui para reflexões mais amplas sobre as finalidades da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Desejamos que esta cartilha inspire você, educador, a repensar suas práticas avaliativas, valorizando a criatividade e o aprendizado significativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1241 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInsubordinação criativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleAvaliação além dos números: Cartilha de Atividades Avaliativas Criativas em Matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMAT-UFRRJpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso Educacional da Dissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons