O fascínio da decomposição: descobrindo os microrganismos

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Gonçalo Monteiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano Tonezer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T11:56:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T11:56:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-01-
identificador: dc.identifier.otherPE_Goncalo_compressedpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001694-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é uma Sequência Didática vinculada à dissertação de mestrado intitulada “Aprendizagem Significativa Sobre os Microrganismos Decompositores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade de Passo Fundo (UPF), no curso de Mestrado Profissional, na linha de pesquisa Inovações Pedagógicas para o ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Juliano Tonezer da Silva. Esta objetiva promover o ensino dos microrganismos decompositores, apoiando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto desses agentes naturais no ciclo da transformação orgânica. É dedicada aos professores que lecionam no Ensino Fundamental Anos iniciais e busca seguir uma abordagem com significado para alunos dessa etapa. A estrutura da sequência didática proporciona um conjunto de atividades planejadas e estruturadas com a intenção de promover uma aprendizagem significativa dos alunos de maneira progressiva e articulada. É uma estratégia que organiza o ensino de forma a facilitar a construção conhecimento, dividindo o processo em etapas que se inter-relacionam. Essa foi organizada em cinco encontros de dois períodos cada, com atividades variadas e será aplicada em uma turma do quinto ano de uma escola pública municipal de Porto Velho, no Estado de Rondônia. Este produto educacional apresenta uma breve contextualização dos referenciais teóricos e didáticos utilizados (Teoria da Aprendizagem Significativa, Sequência Didática e Microrganismos Decompositores), as atividades propostas que ajudam os alunos a entenderem o que são fungos e bactérias, suas características e suas funções no meio ambiente, através da leitura de textos apropriados. Além disso, importantes atividades a serem desenvolvidas, como a construção pelos alunos de uma minicomposteira para introduzir o conceito de microrganismos decompositores de forma envolvente e significativa, assim como a observação de fungos em um pão. A diversidade de recursos pedagógicos é necessária para que se possa assessorar os estudantes no entendimento dos conceitos abordados, tornando o aprendizado dinâmico, prático e prazeroso. Por fim, deve-se considerar que o material em questão é de livre acesso e está disponível nos portais de produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm> e do EduCapes <https://educapes.capes.gov.br/>.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,1 MiBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMicrorganismospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFungospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBactériaspt_BR
Título: dc.titleO fascínio da decomposição: descobrindo os microrganismospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiologia; Ciênciaspt_BR
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