Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Gonçalo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T11:56:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T11:56:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_Goncalo_compressed | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001694 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é uma Sequência Didática vinculada à dissertação de mestrado intitulada “Aprendizagem Significativa Sobre os Microrganismos Decompositores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade de Passo Fundo (UPF), no curso de Mestrado Profissional, na linha de pesquisa Inovações Pedagógicas para o ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Juliano Tonezer da Silva. Esta objetiva promover o ensino dos microrganismos decompositores, apoiando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto desses agentes naturais no ciclo da transformação orgânica. É dedicada aos professores que lecionam no Ensino Fundamental Anos iniciais e busca seguir uma abordagem com significado para alunos dessa etapa. A estrutura da sequência didática proporciona um conjunto de atividades planejadas e estruturadas com a intenção de promover uma aprendizagem significativa dos alunos de maneira progressiva e articulada. É uma estratégia que organiza o ensino de forma a facilitar a construção conhecimento, dividindo o processo em etapas que se inter-relacionam. Essa foi organizada em cinco encontros de dois períodos cada, com atividades variadas e será aplicada em uma turma do quinto ano de uma escola pública municipal de Porto Velho, no Estado de Rondônia. Este produto educacional apresenta uma breve contextualização dos referenciais teóricos e didáticos utilizados (Teoria da Aprendizagem Significativa, Sequência Didática e Microrganismos Decompositores), as atividades propostas que ajudam os alunos a entenderem o que são fungos e bactérias, suas características e suas funções no meio ambiente, através da leitura de textos apropriados. Além disso, importantes atividades a serem desenvolvidas, como a construção pelos alunos de uma minicomposteira para introduzir o conceito de microrganismos decompositores de forma envolvente e significativa, assim como a observação de fungos em um pão. A diversidade de recursos pedagógicos é necessária para que se possa assessorar os estudantes no entendimento dos conceitos abordados, tornando o aprendizado dinâmico, prático e prazeroso. Por fim, deve-se considerar que o material em questão é de livre acesso e está disponível nos portais de produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm> e do EduCapes <https://educapes.capes.gov.br/>. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,1 MiB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Microrganismos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fungos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bactérias | pt_BR |
Título: dc.title | O fascínio da decomposição: descobrindo os microrganismos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia; Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE_Goncalo_compressed.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001694/2/PE_Goncalo_compressed.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons