
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, MANOEL DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mai, Angela Löser | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Suliane Martins Vieira Dantas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T03:39:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T03:39:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001687 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo com pesquisas bibliográficas tem como objetivo analisa a Educação 5.0, modelo educacional que integra tecnologias avançadas (como IA, IoT e big data) com uma abordagem humanizada, visando o desenvolvimento integral do estudante. Seu objetivo é discutir os benefícios e desafios dessa abordagem, com foco no papel transformador do professor, que passa de transmissor de conhecimento a mediador e designer de aprendizagem. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, utilizando autores como Araújo Filho, Bacich e Moran, além de estudos sobre metodologias ativas e inclusão digital. O conteúdo aborda três eixos principais: os conceitos fundamentais da Educação 5.0, as mudanças nas práticas docentes e os desafios de implementação, como a capacitação tecnológica dos professores e a desigualdade no acesso a recursos digitais. Conclui-se que, embora a Educação 5.0 promova aprendizagem personalizada e desenvolvimento de competências essenciais para os dias atuais, sua consolidação depende de políticas públicas que garantam formação docente continuada e infraestrutura tecnológica equitativa, assegurando uma educação inovadora e verdadeiramente inclusiva. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO 5.0: TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS E O PAPEL DO PROFESSOR (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: