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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | PADUA, FERNANDA MILA RODRIGUES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Fernanda de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T04:02:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T04:02:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001677 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este capítulo analisa o papel do pedagogo em contextos não escolares, especificamente na condução de grupos reflexivos com autores de violência doméstica, a partir de uma abordagem crítica de gênero. A atuação pedagógica nesse campo se dá por meio de práticas educativas voltadas à desconstrução de padrões culturais e sociais que legitimam a violência contra a mulher. O texto parte do entendimento de que a violência doméstica está enraizada em uma estrutura de desigualdade de gênero, sustentada por discursos patriarcais e machistas. Nesse sentido, o pedagogo assume uma função mediadora, promovendo espaços de escuta, diálogo e reflexão crítica nos grupos reflexivos, muitas vezes vinculados à rede de enfrentamento à violência contra a mulher e ao cumprimento de medidas socioeducativas previstas na Lei Maria da Penha. A formação do pedagogo é destacada como essencial para abordar temáticas como masculinidades tóxicas, relações de poder, empatia e responsabilização. O profissional atua não apenas com conteúdo educativo, mas também com metodologias participativas que permitam aos participantes reconhecer e ressignificar seus comportamentos violentos. Além disso, o capítulo enfatiza a importância do trabalho intersetorial e da interdisciplinaridade, integrando pedagogia, psicologia, serviço social e o sistema judiciário. O pedagogo, nesse cenário, contribui para a prevenção de reincidências e para a construção de uma cultura de paz e equidade de gênero. Por fim, o texto reforça que a atuação do pedagogo em grupos reflexivos deve estar comprometida com os direitos humanos e com a transformação social, sendo uma prática que exige sensibilidade, escuta ativa e constante formação crítica. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogo | pt_BR |
| Título: dc.title | A atuação do pedagogo em Grupos Reflexivos sobre Violência Doméstica : uma perspectiva de gênero (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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