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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, RACHEL RAIANY DE SOUZA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marcelo oliveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T01:31:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T01:31:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001672 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A popularização de diagnósticos em saúde mental infantil tem levado a mais rotulagem de crianças com TEA e TDAH, muitas vezes sem considerar fatores sociais e ambientais. Este artigo analisa como uso excessivo de telas, falta de atividade física e outros aspectos do estilo de vida moderno podem ser confundidos com sintomas de transtornos psiquiátricos, resultando em diagnósticos precipitados e medicalização precoce. A pesquisa indica que a ausência de estímulos motores, o tempo excessivo em eletrônicos e a falta de interação social podem gerar comportamentos semelhantes aos sintomas de hiperatividade e ansiedade infantil. Conclui-se que a avaliação diagnóstica deve considerar variáveis ambientais e contextuais. É crucial evitar diagnósticos indevidos e priorizar intervenções que promovam um desenvolvimento saudável, antes de tratamentos medicamentosos ou psicológicos intensivos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psicodiagnóstico | pt_BR |
Título: dc.title | A superpopularização dos diagnósticos em saúde mental infantil: o impacto da rotulação e a necessidade de uma avaliação contextualizada (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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a-superpopularizacao-dos-diagnosticos-em-saextualizada.pdf | 230,13 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001672/1/a-superpopularizacao-dos-diagnosticos-em-saextualizada.pdfDownload |
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