A superpopularização dos diagnósticos em saúde mental infantil: o impacto da rotulação e a necessidade de uma avaliação contextualizada (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, RACHEL RAIANY DE SOUZA-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marcelo oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T01:31:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T01:31:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001672-
Resumo: dc.description.abstractA popularização de diagnósticos em saúde mental infantil tem levado a mais rotulagem de crianças com TEA e TDAH, muitas vezes sem considerar fatores sociais e ambientais. Este artigo analisa como uso excessivo de telas, falta de atividade física e outros aspectos do estilo de vida moderno podem ser confundidos com sintomas de transtornos psiquiátricos, resultando em diagnósticos precipitados e medicalização precoce. A pesquisa indica que a ausência de estímulos motores, o tempo excessivo em eletrônicos e a falta de interação social podem gerar comportamentos semelhantes aos sintomas de hiperatividade e ansiedade infantil. Conclui-se que a avaliação diagnóstica deve considerar variáveis ambientais e contextuais. É crucial evitar diagnósticos indevidos e priorizar intervenções que promovam um desenvolvimento saudável, antes de tratamentos medicamentosos ou psicológicos intensivos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicodiagnósticopt_BR
Título: dc.titleA superpopularização dos diagnósticos em saúde mental infantil: o impacto da rotulação e a necessidade de uma avaliação contextualizada (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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