A FAMÍLIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): uma Revisão Integrativa (Atena Editora)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorconceição, geciane alves da-
Autor(es): dc.contributor.authorsilva, Maria Hellen Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Francisca Nayara Ramos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T03:28:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T03:28:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001665-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO: Na literatura há um concenso sobre a demanda de intervenções das famílias de pessoas com autismo que possam gerar benefícios para os filhos, no processo de aprendizagem da criança atípica seu papel é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e readaptações de acordo com as caracterisitcas do TEA. Com objetivo geral de investigar a importância da família na alfabetização da criança com TEA, tem-se como objetivos específicos: identificar os efeitos do diagnóstico do TEA na família; descrever as dificuldades e estratégias de inclusão da criança do TEA na escola regular; investigar a participação da família da criança com TEA na escola, sob uma perpectiva de educação inclusiva.Trata-se de uma revisão de literatura integrativa de natureza qualitativa caracterizada por procedimentos e métodos de pesquisa com coleta de dados em artigos publicados entre 2020 a 2025 nas bases de dados Lilacs, Medline e Scielo, utilizando-se os descritores de busca combinados pelo operador booleano “AND” e critérios de inclusão e exclusão, com amostra de 10 (dez) artigos no escopo dessa revisão, sendo 2 (dois) Lilacs e 8 (oito) na scielo e anáise de dados descrtitiva. Os resultados demonstraram a relevância da familiar no desenvolvimento da criança com TEA no contexto escolar, havendo a necessidade de compreender suas dificuldades e demandas, desenvolver estratégias para a participação, fortalecimento e empoderamento parental no enfrentamento dos desafios da aprendizagem e inclusão da criança com TEA na escola regular.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
Título: dc.titleA FAMÍLIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): uma Revisão Integrativa (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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