
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Pantoja, Leliane Maria Barroso | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bastos, Jaqueline Mendes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-20T17:42:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-20T17:42:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001652 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This article discusses the pedagogical practices developed in the initial literacy process in Early Childhood Education, highlighting their importance for children's cognitive, social and cultural development. Understanding literacy as a meaningful and contextualized process is fundamental to promoting effective learning that respects the specificities of childhood and values students' linguistic and cultural diversity. This study aims to analyze the pedagogical practices developed in Early Childhood Education in the initial literacy process, highlighting their contributions to the child's integral development and the construction of written language in a meaningful and playful way. Through qualitative and bibliographical research, the study emphasizes the role of the teacher as mediator, who must plan and implement pedagogical strategies that encourage curiosity, experimentation and interaction with written and oral language. The results point to the need for pedagogical practices that value prior knowledge, respect children's stage of development and encourage their active participation in the construction of knowledge. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PEDAGOGICAL | pt_BR |
| Título: dc.title | PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE INITIAL LITERACY PROCESS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: