
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Boulhosa, Fabiano José da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Renato da Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-20T14:51:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-20T14:51:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Guia docente para aplicação do instrumento de avaliação do desempenho discente por competências no estágio em fisioterapia | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001650 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este guia foi elaborado com o objetivo de orientar docentes, preceptores e demais envolvidos no processo de avaliação discente no uso do novo Instrumento de Avaliação do Desempenho Discente do curso de Fisioterapia, adotado a partir de 2025. O instrumento foi construído com base em uma ampla escuta institucional, envolvendo professores, discentes, egressos e psicólogos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), e fundamenta-se nos princípios da avaliação por competências, habilidades e atitudes. O processo avaliativo deve ter alguns preceitos como: Compreensão, transparência, ser justo e equitativo, contemplando diferentes perfis de estudantes; capaz de valorizar o desenvolvimento contínuo, e não apenas o resultado; levando em consideração que o Instrumento é de aprendizagem e não apenas de julgamento. As críticas e sugestões coletadas nos estudos de percepção revelaram um desejo comum entre todos os grupos: avaliar o estudante de forma mais humana, contextualizada, formativa e técnica ao mesmo tempo | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6,47 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | Guia Docente para Aplicação do Instrumento de Avaliação do Desempenho Discente por Competência no Estágio em Fisioterapia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Doutorado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: