IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarau (UVA) Profsociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorUchoa, Rozerlane da SIlva Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-20T13:52:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-20T13:52:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-20-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Rozerlane_da silva SOusa Uchoapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001630-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a identidade negra na EEMTI Alfredo Silvano, em Reriutaba- CE, com o objetivo de discutir as relações étnico-raciais e propor uma intervenção pedagógica por meio de uma sequência didática para a unidade eletiva “História, identidade e cultura afrodescendente”. O intuito é contribuir para o fortalecimento da identidade dos estudantes negros e para o combate ao racismo, reconhecendo que a construção da identidade negra está intimamente ligada ao processo de exploração econômica e à consolidação do racismo nas estruturas sociais. Essa abordagem permite uma compreensão mais profunda das dinâmicas que ainda moldam a experiência negra no contexto contemporâneo. Para tanto, apoiamo-nos na discussão teórica sobre identidade de Kaufmann (2006), Ennes e Marcon (2014), Hall (2005) e Goffman (1985; 2002) e utilizamos as contribuições teóricas de Munanga (2012) e Gomes (2002; 2003) no debate acerca da (re)construção da identidade negra. Esta pesquisa foi pensada a partir da concepção metodológica da pesquisa-ação, executada por meio de uma intervenção pedagógica, fazendo uso da abordagem quantitativa, com aplicação de questionários e levantamento de dados; e qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas com professores e registros de observações por meio de diário de campo. Os sujeitos envolvidos neste estudo são os estudantes e os professores de Ciências Humanas da escola. Os resultados demonstram que, apesar da escola investigada possuir um projeto orientado para as questões étnico-raciais, as ações direcionadas à construção e fortalecimento da identidade negra acontecem apenas em datas comemorativas e de forma superficial, muitas vezes reduzidas a estereótipos, embora essa realidade venha sendo transformada a partir de ações recentes da SEDUC/CE. Também foi observado que os conflitos étnico-raciais se manifestam a partir do racismo, principalmente do recreativo e da negação da identidade negra.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,7pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectrelações étnico-raciais; identidade negra; racismo; ensino de Sociologia.pt_BR
Título: dc.titleIDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E COMBATE AO RACISMO NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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