ÓLEOS ESSENCIAIS COMO TEMA CONDUTOR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLudmila Cristiane Pedrosa, Ludmila-
Autor(es): dc.contributor.authorMayura Marques Magalhães Rubinger, Mayura-
Autor(es): dc.contributor.authorAntônio Eustáquio Carneiro Vidigal, Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-20T13:23:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-20T13:23:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001629-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação trata da utilização da temática dos óleos essenciais como fio condutor para o ensino da Química Orgânica na educação básica. Além da importância econômica dos óleos essenciais, este tema permite uma contextualização que pode despertar o interesse dos estudantes, uma vez que sua aplicação se encontra em diversas áreas do cotidiano. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo final elaborar um e-book para professores do Ensino Médio com uma sequência didática a ser aplicada no ensino de Química Orgânica. Portanto, a investigação é de abordagem qualitativa e tem uma natureza bibliográfica e descritiva. Inclui uma revisão da literatura especializada sobre óleos essenciais, sugestões de atividades didáticas incluindo experimentos, uso de tecnologias da informação e comunicação, uso de modelos moleculares e jogos revisionais. A sequência didática foi aplicada em uma escola do Ensino Médio e foi avaliada positivamente pelos estudantes. A sequência didática proposta motivou a participação ativa dos estudantes nas aulas. O produto educacional foi organizado na forma de e-book, onde o primeiro capítulo aborda a constituição de óleos essenciais representativos e sua importância para a indústria, economia e interações ecológicas. A sequência didática é descrita no segundo capítulo e foi construída visando um ensino socioconstrutivista, com valorização para a abordagem experimental e com a utilização de recursos tecnológicos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectÓleos essenciais. Ensino de Química Orgânica. Sequência didática. Quizizz.Kahoot.pt_BR
Título: dc.titleÓLEOS ESSENCIAIS COMO TEMA CONDUTOR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons