Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Cesário, Frederico | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins Machado, José Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-19T12:44:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-19T12:44:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1274 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modalidades de Ensino | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001614 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo analisa a predominância, vantagens e desafios das modalidades de ensino presencial, híbrida e a distância no ensino superior, no contexto pós-pandemia, considerando diferentes realidades nacionais e internacionais. O objetivo central consistiu em compreender como essas modalidades se consolidaram, quais fatores impulsionam ou limitam sua adoção e de que forma influenciam as preferências estudantis e as estratégias institucionais. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica e documental, abrangendo publicações entre 2020 e 2025 obtidas em bases científicas e relatórios institucionais. A análise foi estruturada em três eixos: panorama global da distribuição das modalidades, consolidação da educação híbrida como tendência e avaliação das preferências e desafios no ensino superior. Os resultados indicaram que, embora a modalidade presencial mantenha alta aceitação, sobretudo pela interação social e vínculo acadêmico, o ensino híbrido apresenta crescimento contínuo, favorecido pelo avanço tecnológico, pela flexibilidade e pela personalização do aprendizado. Identificou-se, entretanto, que a adoção efetiva do híbrido e do EaD depende de infraestrutura adequada, acesso a recursos digitais e formação docente. Constatou-se também que a convergência entre preferências dos estudantes e estratégias institucionais não é uniforme, sendo influenciada por aspectos pedagógicos, socioeconômicos e culturais. Conclui-se que a integração planejada das modalidades, apoiada por políticas públicas de equidade digital e investimentos em capacitação docente, potencializa a qualidade e a abrangência da educação, contribuindo para a democratização do acesso e para a adaptação às demandas contemporâneas do ensino superior. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 670 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Modalidades de Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Presencial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino Presencial, Híbrido ou EAD: Quais Modalidades Predominam em Diversos Países? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons