
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Regina Célia Dantas Pimenta e | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Christiane Klline de Lacerda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-18T16:54:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-18T16:54:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001597 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This article analyzes the main difficulties affecting educational quality in Brazilian municipal education, focusing on Lapão (BA). The aim is to identify the variables that impact educational management and contribute to the formulation of public policies that improve the quality of teaching. The methodology involves a quantitative and qualitative study, with questionnaires administered to 78 teachers, 9 pedagogical coordinators, 16 principals and vice-principals, and 10 technicians from the Department of Education. The data was analyzed using statistical techniques and content analysis. The results indicate that the school infrastructure needs to be adapted for the development of pedagogical activities, as evidenced by the lack of adequate spaces, materials and equipment. Teacher training and appreciation proved to be insufficient, resulting in high turnover and demotivation among professionals. In addition, school management issues, such as administrative limitations and the lack of strategic planning, were identified as obstacles to implementing improvements. Students' socio-economic conditions, such as social vulnerability and high dropout and repetition rates, also have a negative impact on school performance. The final considerations highlight the need for integrated public policies that address the difficulties identified, promoting teacher appreciation, improvements in infrastructure and better economic conditions for students. The active participation of educators in the search for alternatives and strategies is fundamental to overcoming these challenges and promoting quality education. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | DIFFICULTIES | pt_BR |
| Título: dc.title | DIFFICULTIES IN THE MANAGEMENT OF EDUCATIONAL QUALITY IN PUBLIC SCHOOLS OF THE FINAL YEARS IN THE MUNICIPALITY OF LAPÃO-BAHIA,2025. (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: