Temas sensíveis em Rabiscos, de Luís Dill, e a formação do leitor no ensino fundamental II: sequência de atividades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerrareis, Valdiene-
Autor(es): dc.contributor.authorRamalhete, Mariana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-18T13:28:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-18T13:28:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-08-
identificador: dc.identifier.otherTemas sensíveis em Rabiscos, de Luís Dill, e a formação do leitor no ensino fundamental II: sequência de atividadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001590-
Resumo: dc.description.abstractCaro(a) professor(a), Esta sequência de atividades foi criada a partir da pesquisa de mestrado intitulada Temas sensíveis em Rabiscos, de Luís Dill, e a formação do leitor no Ensino Fundamental II, desenvolvida por Valdiene Rebonato Ferrareis, sob a orientação da Profª Dra. Mariana Passos Ramalhete, no Mestrado Profissional em Letras – Profletras pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Vitória/ES, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a Coordenação Nacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo de elaborar e disponibilizar esta sequência é contribuir para uma formação estética consistente dos alunos do Ensino Fundamental II, a partir da análise e do estabelecimento de relações entre a obra Rabiscos, de Luís Dill, e os temas sensíveis da sociedade. Entendemos que a literatura juvenil não se restringe a um papel meramente recreativo, mas assume uma função social relevante, contribuindo para a reflexão sobre questões contemporâneas e para o desenvolvimento da sensibilidade e da criticidade dos jovens leitores. Ressaltamos que esse processo se concretiza por meio da mediação docente, cuja atuação é fundamental para potencializar o diálogo entre texto e leitor, ampliando as possibilidades de reflexão crítica sobre as questões contemporâneas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent76,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorespt_BR
Título: dc.titleTemas sensíveis em Rabiscos, de Luís Dill, e a formação do leitor no ensino fundamental II: sequência de atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Letras (Ifes - Campus Vitória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho final de Curso IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons